5 de fevereiro de 2026

​Haddad diz que vazamento para diretoria do BC ‘atrapalhou’ e houve reação orquestrada 

Em janeiro, houve a indicação de Guilherme Mello e Tiago Cavalcanti para duas cadeiras na diretoria do Banco Central
The post Haddad diz que vazamento para diretoria do BC ‘atrapalhou’ e houve reação orquestrada appeared first on InfoMoney.  

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou na manhã desta terça-feira (3) que o vazamento das indicações para o Banco Central “atrapalhou” a tramitação dos nomes. Em entrevista à Rádio Bandnews, ocorrendo neste momento, ele disse ter estranhado uma “reação orquestrada” aos nomes defendidos para a cúpula do BC.

Houve a indicação de Guilherme Mello e Tiago Cavalcanti para duas cadeiras na diretoria do Banco Central. Os ex-diretores de Política Econômica, Diogo Guillen, e de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Gomes, deixaram os cargos no fim de 2025.

Eles foram os últimos que haviam sido nomeados pelo governo anterior. “Se quem vazou queria ajudar, atrapalhou”, mencionou Haddad.

Leia também

O que as pesquisas eleitorais de janeiro indicam sobre Lula, Flávio e Tarcísio?

Levantamentos indicam vantagem inicial do petista, mas segundo turno apertado contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio; rejeição ao governo e polarização seguem como fator-chave

Lula tenta convencer Congresso sobre bandeira eleitoral e reforça dobradinha com STF

Presidente terá pouco tempo para negociar pautas legislativas neste ano

Sobre os potenciais novos diretores, o ministro da Fazenda ressaltou o currículo de ambos. “Cavalcanti e Mello são eticamente irrepreensíveis, quem está criticando não sabe do que está falando”, ponderou.

Tiago Cavalcanti é professor titular de Economia e membro do Trinity College da Universidade de Cambridge.

Para Haddad, ele “talvez seja uma grandes estrelas da economia”, dentre profissionais brasileiros abaixo de 50 anos atuando no exterior.

Guilherme Mello é o atual secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Haddad elogiou o seu trabalho no Ministério.

Há três semanas o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou ao assunto, mas ainda haverá uma reunião para tratar diretamente das indicações.

Haddad conversou com Lula em novembro sobre o tema, mas reconheceu que o presidente ainda “não está com a cabeça nisso”.

The post Haddad diz que vazamento para diretoria do BC ‘atrapalhou’ e houve reação orquestrada appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney