5 de fevereiro de 2026

​Motta diz que CPI do Master deve entrar em fila na Câmara 

Presidente da Casa diz que há ao menos outros 15 requerimentos de CPIs já apresentados em 2025
The post Motta diz que CPI do Master deve entrar em fila na Câmara appeared first on InfoMoney.  

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou nesta terça-feira que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Banco Master entraria na fila das CPIs da Câmara, que tem ao menos 15 requerimentos.

Mortta disse também que não vê, nem participa, de uma movimentação parlamentar para não prorrogar a CPMI do INSS como moeda de troca para não haver a instalação de uma CPI que investigue o banco de Daniel Vorcaro, liquidado pelo Banco Central em novembro de 2025.

— Essas CPIs são tratadas na ordem cronológica. No ano passado, tivemos aí algo em torno de 15, 16 CPIs protocoladas, acabamos não instalando nenhuma e agora vamos fazer o debate sobre essas CPIs. A Câmara tem que obedecer essa ordem cronológica, tem que obedecer regimentalmente o funcionamento de cinco CPIs ao mesmo tempo, se for decisão da Presidência. Está lá e nós vamos, no momento certo, estar tratando dessa pauta — disse Motta a jornalistas.

Leia também

O que as pesquisas eleitorais de janeiro indicam sobre Lula, Flávio e Tarcísio?

Levantamentos indicam vantagem inicial do petista, mas segundo turno apertado contra Flávio Bolsonaro e Tarcísio; rejeição ao governo e polarização seguem como fator-chave

O presidente da Câmara confirmou que vai priorizar o consenso na definição da pauta dos trabalhos legislativos, consequentemente evitando temas controversos.

— Temos, com o colégio de líderes, priorizado nesse início a instalação das comissões permanentes para que a Casa possa ter a sua normalidade. Isso demonstra maturidade política, compromisso com a pauta em um ano eleitoral, que é um ano teoricamente curto, por causa das atividades que ficam interrompidas diante do processo eleitoral no segundo semestre e nós queremos nesse primeiro semestre produzir positivamente com pautas que são importantes para o país. (…) E sabemos que, para se eleger os presidentes dessas comissões (permanentes), não podemos ter a ordem do dia posta, essas eleições ficam impossibilitadas de acontecer. Então estamos fazendo uma pauta teoricamente de consenso — disse Motta.

Nesta terça, a Câmara deverá apreciar o reajuste salarial dos servidores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, entre outros projetos.

The post Motta diz que CPI do Master deve entrar em fila na Câmara appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney