7 de fevereiro de 2026

​Após polêmica, xAI lança ferramenta de criação de vídeos do Grok 

O Grok Imagine já gerou 1,245 bilhão de vídeos somente nos últimos 30 dias
The post Após polêmica, xAI lança ferramenta de criação de vídeos do Grok appeared first on InfoMoney.  

A xAI, empresa de inteligência artificial da SpaceX, do Elon Musk, lançou nesta semana o Grok Imagine 1.0, uma solução que promete criar vídeos de 10 segundos, resolução de 720p e áudio dramaticamente melhor do que seus concorrentes.

O lançamento surge após a polêmica de que a plataforma de IA teria sido usada para gerar imagens sexuais sem o consentimento das pessoas e inclusive sobre menores de idades, o que caracteriza pornografia infantil.

Leia também

Tempestade solar começa hoje? Terra deve sofrer com efeitos; entenda

Os registros analisados pela Nasa mostram fenômenos da classe mais intensa desde domingo (1º)

Segundo a própria xAI, o Imagine gerou 1,245 bilhão de vídeos somente nos últimos 30 dias.

A ferramenta desenvolve imagens com detalhes mais nítidos e movimentos mais fluidos, com vídeos mais longos e resolução superior. Em relação ao áudio, a empresa ressalta a melhor qualidade, em que os personagens falam com vozes emotivas e expressivas.

Ainda, é possível adicionar músicas envolventes que se sincronizam com a cena desejada no prompt.

O modelo ainda consegue animar fotos antigas de família ou fotos de animais de estimação, além de criar memes e vídeos em formatos de notícias, por exemplo.

Pressão contra a xAI e produção de imagens no Grok

Em meio à polêmica de geração de imagens sexuais sem o consentimento das vítimas tem gerado uma onda de pressão global contra a xAI, como mostrado nesta matéria do InfoMoney.

Desde o começo do ano, a situação gerou investigação, restrição ou suspensão do serviço em diferentes países, como Indonésia, Malásia, União Europeia, Reino Unido, França e Índia, além do Estado da Califórnia (EUA).

No Brasil, o Ministério Público Federal, em parceria com a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), recomendou medidas imediatas para barrar a produção e distribuição dos conteúdos.

Entre as medidas estão a criação de procedimentos técnicos para identificar, revisar e remover nudes digitais presentes no X, a suspensão imediata das contas envolvidas dos conteúdos, a implementação de mecanismos de denúncia com tempo de resposta adequado e a elaboração de relatório de impacto à proteção de dados pessoais específico para as atividades de geração de conteúdo sintético.

The post Após polêmica, xAI lança ferramenta de criação de vídeos do Grok appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney