Araghchi afirmou que, em caso de ataque dos Estados Unidos, a resposta iraniana não atingiria o território americano nem países vizinhos
The post Irã diz estar pronto para guerra, mas pressiona EUA por resolução por via diplomática appeared first on InfoMoney.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, afirmou que Teerã prefere a diplomacia nas negociações com os Estados Unidos sobre seu programa nuclear, mas advertiu que o país está preparado para uma eventual escalada militar, em meio a tensões já elevadas entre as duas nações.
“A possibilidade de guerra sempre existe, e estamos preparados para evitá-la”, disse Araghchi em falas de uma entrevista à Al Jazeera enviadas via Telegram. Segundo ele, a mensagem transmitida aos negociadores americanos foi direta: “Vocês têm duas opções: guerra ou diplomacia. Nossa escolha é a diplomacia”.
O ministro acrescentou que o Irã está “mais preparado do que nunca” para ambos os cenários e espera que Washington opte pelo caminho diplomático.
Trump formaliza tarifas secundárias sobre países com relações comerciais com Irã
A ordem impõe um sistema que permite aos EUA impor taxas adicionais sobre importações de qualquer país que direta ou indiretamente compre, importe ou de outra forma adquira bens ou serviços do Irã
Petróleo fecha dia em alta após negociações entre EUA e Irã, mas cai na semana
Preços avançam na sexta-feira após interrupção de conversas mediadas por Omã, enquanto mercado teme conflito militar ou bloqueio no Estreito de Ormuz
Araghchi afirmou que, em caso de ataque dos Estados Unidos, a resposta iraniana não atingiria o território americano nem países vizinhos. “Se os EUA atacarem, não atacaremos seu território. Responderemos às suas bases na região”, disse, ressaltando que Teerã não tem intenção de ampliar o conflito regionalmente.
O chanceler reiterou que a primeira rodada de negociações tratou exclusivamente do programa nuclear e ocorreu de forma indireta, com mediação do Sultanato de Omã. Ele voltou a rejeitar qualquer exigência de “enriquecimento zero”. “O enriquecimento é um direito nosso e deve continuar”, afirmou. “O enriquecimento não é eliminado por bombardeios. A tecnologia não é eliminada por bombardeios”.
Araghchi indicou que a data da segunda rodada ainda não foi definida, mas avaliou que as conversas devem ser retomadas nos próximos dias. “Estamos prontos para realizar rapidamente as negociações e chegar a um acordo justo e abrangente”, disse.
Ele também descartou qualquer negociação sobre o programa de mísseis do país, classificado como “exclusivamente defensivo”, e afirmou que questões regionais e assuntos internos do Irã não são tema de diálogo com potências estrangeiras.
The post Irã diz estar pronto para guerra, mas pressiona EUA por resolução por via diplomática appeared first on InfoMoney.
InfoMoney