13 de fevereiro de 2026

​Em situação crítica, Cuba fica sem combustível para voos internacionais 

Motivo é o bloqueio de envio de petróleo e derivados imposto pelos Estados Unidos, problema agravado com a intervenção americana na Venezuela no início do ano
The post Em situação crítica, Cuba fica sem combustível para voos internacionais appeared first on InfoMoney.  

A difícil situação energética em Cuba está se tornando crítica. Um aviso do tipo Notam (destinado ao pessoal envolvido nas operações de voo) alertou companhias aéreas internacionais que operam na ilha que o país ficará sem combustível de aviação a partir desta segunda-feira. O motivo é o bloqueio de envio de petróleo e derivados imposto pelos Estados Unidos, problema agravado com a intervenção americana na Venezuela no início do ano.

Segundo a agência de notícias EFE, o período de validade da notificação é de um mês, de 10 de fevereiro a 11 de março. Os aeroportos afetados são o José Martí, em Havana; o Juan Gualberto Gómez, em Varadero; o Jaime González, em Cienfuegos; o Abel Santamaría, em Santa Clara; o Ignacio Agramonte, em Camagüey; o Jardines del Rey, em Cayo Coco; o Frank País, em Holguín; o Antonio Maceo, em Santiago de Cuba; e o Sierra Maestra, em Manzanillo.

“JET A1 FUEL NOT AVBL”, diz uma mensagem codificada do Notam conforme informação do banco de dados da americana Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).]

Leia também: Cuba prepara racionamento enquanto EUA tentam bloquear fornecimento de combustível

O site independente 14Ymedio apurou que já no sábado o querosene fornecido aos aviões estava sendo controlado. O portal disse ainda que essa situação não é novidade e se repete desde os anos 1990 e que as companhias aéreas tentam superar o problema reorganizando suas rotas a partir da ilha com escalas extras para reabastecimento no México ou na República Dominicana.

A maioria dos voos que conectam a ilha ao exterior cobre rotas para a Flórida, nos Estados Unidos (desde Miami, Tampa e Fort Lauderdale) e para várias cidades do Canadá, a principal fonte de turistas para a ilha. Também fazem voos com frequência para o país Rússia, Espanha, Panamá e México. Cuba também mantém conexões regulares com Bogotá, na Colômbia); Santo Domingo, na República Dominicana; e Caracas, na Venezuela, entre outras capitais latino-americanas.

Leia também: Crise econômica atinge turismo de Cuba: número de visitantes caiu 17,8% em 2025

Nesta segunda-feira, o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov classificou a situação do combustível em Cuba como crítica e disse que a Rússia está em contato com seus amigos cubanos por canais diplomáticos.

“A situação em Cuba é realmente crítica. Estamos cientes disso. Estamos em contato intensivo com nossos amigos cubanos por meios diplomáticos e outros”, disse Peskov, respondendo a uma pergunta sobre se o Kremlin entende como os turistas russos serão evacuados quando os aeroportos cubanos ficarem sem combustível de aviação.

Na semana passada, a embaixada russa e o consulado-geral em Havana disseram que estavam monitorando de perto a situação dos turistas russos em Cuba em conexão, após informações sobre atrasos nos voos de companhias aéreas. Segundo a União Russa da Indústria de Viagens, citando Anna Podgornaya, CEO da operadora turística Pegas Touristik, há aproximadamente 4.000 turistas da Rússia em Cuba.

The post Em situação crítica, Cuba fica sem combustível para voos internacionais appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney