11 de fevereiro de 2026

​Pedido de vista adia votação de relatório sobre acordo Mercosul–União 

Reunião deve ser retomada em 24 de fevereiro
The post Pedido de vista adia votação de relatório sobre acordo Mercosul–União appeared first on InfoMoney.  

Pedido de vista feito pelo deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) interrompeu a análise do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pelo Congresso Nacional nesta terça-feira (10).

Com o pedido, a reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) foi suspensa e deve ser retomada no dia 24 de fevereiro, para votação do relatório lido pelo presidente do colegiado, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Leia também

Macron afirma que acordo da UE com o Mercosul é ruim e mal negociado

Líder francês critica pacto comercial por considerá-lo desatualizado e defende que o bloco reduza dependências externas para enfrentar instabilidades globais e tarifas

No relatório, Chinaglia destacou que o acordo cria uma ampla área de livre comércio entre os blocos, com redução gradual de tarifas e preservação de setores considerados sensíveis, além de prever salvaguardas e mecanismos de solução de controvérsias.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e vice-presidente da Representação, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou os impactos econômicos do acordo e o caminho da proposta no Congresso.

Segundo ele, a expectativa é concluir a votação do relatório logo após o retorno do carnaval e, em seguida, enviar o texto ao Plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, ao Senado.

The post Pedido de vista adia votação de relatório sobre acordo Mercosul–União appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney