Após anunciar suspensão de 10 dias por operação com drones militares contra cartéis mexicanos, autoridade dos EUA voltou atrás e afirmou não haver ameaça à aviação comercial
The post Agência dos EUA recua e reabre aeroporto de cidade do Texas horas após fechá-lo appeared first on InfoMoney.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) reabriu o espaço aéreo em torno de El Paso, no Texas, em uma reviravolta repentina após anunciar um fechamento de 10 dias que havia paralisado voos na cidade na fronteira entre Estados Unidos e México.
“Não há ameaça à aviação comercial. Todos os voos serão retomados normalmente”, afirmou a agência em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira.
O breve fechamento ocorreu em meio à preocupação com interferência entre drones militares e aeronaves civis.
EUA suspendem voos em aeroporto do Texas na fronteira com México por ‘segurança’
As restrições permanecerão em vigor até 21 de fevereiro e cobrem um raio de cerca de 18 km do aeroporto, sem incluir o espaço aéreo mexicano
A FAA tomou a decisão em resposta a drones que o Departamento de Defesa dos EUA está operando na região como parte de uma ação contra cartéis de drogas mexicanos, segundo pessoas com conhecimento do assunto. Uma delas, que falou sob condição de anonimato por se tratar de informação não pública, disse que os drones estão voando fora das rotas normais e que a FAA não consegue prever exatamente onde eles podem estar.
Um integrante do governo Trump disse que um drone de um cartel mexicano violou o espaço aéreo dos EUA e que o Pentágono atuou para desabilitar os equipamentos. O funcionário não apresentou evidências para sustentar a afirmação. Depois disso, FAA e Departamento de Defesa concluíram que não havia ameaça às viagens comerciais, acrescentou esse oficial.
A reguladora havia anunciado anteriormente a suspensão de voos por 10 dias na região de El Paso por “motivos especiais de segurança”, o que seria uma interrupção sem precedentes para o hub regional.
Os voos a partir do Aeroporto Internacional de El Paso foram interrompidos a partir de 10 de fevereiro, às 23h30 no horário local. Cerca de 43 voos estavam programados para operar em El Paso em 11 de fevereiro, segundo dados da empresa de análise de aviação Cirium. A Southwest Airlines e a American Airlines Group Inc. são as maiores companhias no aeroporto: a Southwest operaria 17 voos nesta quarta-feira e a American, 12.
Embora fechamentos temporários de espaço aéreo ocorram por atividades militares, lançamentos de foguetes ou movimentos aéreos presidenciais, o bloqueio amplo de um grande aeroporto por um período tão longo seria incomum.
O fluxo de passageiros em El Paso chegou a cerca de 3,5 milhões nos 11 primeiros meses de 2025, e o aeroporto também é usado por outras grandes companhias, como United Airlines Holdings Inc., Delta Air Lines Inc. e Alaska Air Group Inc.
As restrições temporárias anunciadas na quarta-feira cobriam um raio de 10 milhas náuticas ao redor da cidade e se aplicavam a altitudes de até 17.999 pés, segundo o chamado aviso aos aviadores da FAA — um tipo de comunicado que alerta para riscos e situações operacionais.
Fort Bliss, uma base do Exército dos EUA, fica ao lado do aeroporto de El Paso e abriga várias unidades importantes, incluindo a 1ª Divisão Blindada e o Comando de Defesa Aérea e de Mísseis do Exército (32nd Army Air and Missile Defense Command). Com cerca de 1 milhão de acres, a instalação é usada com frequência para treinamentos e testes de artilharia. A base tem sua própria pista de 13.500 pés, capaz de receber as maiores aeronaves do inventário americano.
A cerca de 30 milhas dali, no Novo México, está o Campo de Testes de Mísseis de White Sands, usado pelos militares dos EUA desde a Segunda Guerra Mundial para exercícios de bombardeio e tiro, além de testes de novos tipos de armamento. O local do teste Trinity, onde a primeira bomba atômica foi detonada, fica na parte norte da área de 2 milhões de acres. O espaço aéreo sobre a região pode ser temporariamente restrito para permitir testes seguros de mísseis e outras armas de longo alcance e alta altitude.
© 2026 Bloomberg L.P.
The post Agência dos EUA recua e reabre aeroporto de cidade do Texas horas após fechá-lo appeared first on InfoMoney.
InfoMoney