Petista oscila negativamente dentro da margem de erro na maioria dos cenários projetados pelo levantamento
The post Quaest: Lula oscila para baixo com 43%, contra 38% de Flávio Bolsonaro no 2º turno appeared first on InfoMoney.
A vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encolheu dois pontos percentuais em um eventual segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na disputa pela Presidência neste ano, mostra nova rodada da pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11).
Lula tinha 45% das intenções de voto em janeiro, mas caiu para 43% na nova simulação contra Flávio Bolsonaro, que permanece com 38%. O resultado, no entanto, ainda se encontra dentro da margem de erro, estimada em dois pontos percentuais.
(Fonte: Pesquisa Genial/Quaest)
Este é o primeiro levantamento feito pelo instituto sem incluir o nome de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que confirmou o interesse em disputar a reeleição para governador no estado de São Paulo.
Em um cenário contra Ratinho Jr (PSD), Lula figura à frente com 43% ante 35% do atual governador do Paraná. Nesta projeção, o petista também recua dois pontos percentuais em relação à pesquisa de janeiro.
O recuo na intenção de voto se reflete no cenário contra outra das três opções de presidenciável do PSD: Ronaldo Caiado. Na disputa contra o governador de Goias, Lula oscila 44% para 42% das intenções, enquanto Caiado vai de 33% para 32%.
Flávio cresce no 1º turno, mas Lula ainda lidera em todos os cenários, mostra Quaest
Flávio teve um crescimento acima da margem de erro em todos os sete cenários testados pela pesquisa
Quaest: Aprovação do governo Lula cai numericamente pelo 2º mês seguido, a 45%
Queda numérica, no entanto, ficou dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais
Por fim, em um eventual embate contra o terceiro possível nome do PSD, o governador do Rio grande do Sul, Eduardo Leite, Lula soma 42% dos votos contra 28%. O nome de Leite foi testado no ano anterior apenas nas rodadas até novembro, quando somava a mesma intenção de votos e Lula figurava com 41%.
A queda mais drástica de Lula é vista em um segundo turno disputado contra o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Neste cenário, o presidente cai de 46% para 43%, enquanto Zema sobe de 31% para 32%.
Confira a lista com todas as projeções:
Cenário 1
Lula (PT) – 43% Flávio Bolsonaro (PL) – 38%Brancos/Nulos – 17%Indecisos – 2%
Cenário 2
Lula (PT) – 43%Ratinho Jr (PSD) – 35%Brancos/Nulos – 19%Indecisos – 3%
Cenário 3
Lula (PT) – 42%Ronaldo Caiado (PSD) – 32%Brancos/Nulos – 22%Indecisos – 4%
Cenário 4
Lula (PT) – 43%Romeu Zema (Novo) – 32%Brancos/Nulos – 21%Indecisos – 4%
Cenário 5
Lula (PT) – 42%Eduardo Leite (PSD) – 28%Brancos/Nulos – 26%Indecisos – 4%
Cenário 6
Lula (PT) – 44%Aldo Rebelo (DC) – 25%Brancos/Nulos – 27%Indecisos – 4%
Cenário 7
Lula (PT) – 44%Renan Santos (Missão)- 25%Brancos/Nulos – 27%Indecisos – 4%
O levantamento ouviu 2.004 pessoas em entrevistas presenciais realizadas entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00249/2026.
The post Quaest: Lula oscila para baixo com 43%, contra 38% de Flávio Bolsonaro no 2º turno appeared first on InfoMoney.
InfoMoney