Herzog afirma que pedido de indulto ainda é analisado pelo Ministério da Justiça e reforça que nenhuma decisão foi tomada
The post Trump pressiona presidente de Israel a perdoar Netanyahu por acusações de corrupção appeared first on InfoMoney.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deveria receber um perdão pelas acusações de corrupção, afirmando que o presidente de Israel, Isaac Herzog, deveria “ter vergonha de si mesmo” por não concedê-lo.
“Ele é vergonhoso por não concedê-lo. Ele deveria concedê-lo”, disse Trump durante um evento na Casa Branca, acrescentando que Netanyahu tem sido um ótimo primeiro-ministro em tempos de guerra.
Ibovespa fecha em baixa, com peso do exterior; BB vai na contramão e sobe
Índices nos EUA perdem mais de 1%, com temores renovados sobre setor de IA
O mundo rico deveria se precaver contra a “brasilificação”, alerta a Economist
A publicação citou como maiores desafios a difícil situação fiscal, o avanço dos interesses de grupos poderosos, os excessos de benefícios aos servidores públicos e o complexo sistema tributário do país
O primeiro-ministro israelense se reuniu com Trump em Washington na quarta-feira — o sétimo encontro entre os dois líderes desde que Trump assumiu o cargo no ano passado — para discutir um possível acordo sobre o programa nuclear do Irã e seus mísseis balísticos.
Netanyahu é o primeiro primeiro-ministro em exercício de Israel a ser acusado de um crime e nega as acusações de suborno, fraude e quebra de confiança que remontam à denúncia apresentada em 2019.
Trump já instou publicamente o presidente israelense a perdoar Netanyahu várias vezes e disse, no fim de dezembro, que Herzog lhe havia informado que o perdão estava a caminho. O gabinete de Herzog contestou rapidamente essa versão.
De acordo com a lei israelense, o presidente tem autoridade para conceder perdão a condenados. No entanto, não há precedente para a emissão de um perdão no meio de um julgamento.
Em resposta a perguntas sobre o comentário de Trump, o gabinete de Herzog afirmou que o pedido de Netanyahu está sendo analisado pelo Ministério da Justiça de Israel para emissão de um parecer jurídico e, uma vez concluído esse processo, Herzog considerará o pedido.
“Israel é um Estado soberano governado pelo Estado de Direito. Ao contrário da impressão criada pelas declarações do presidente Trump, o presidente Herzog ainda não tomou nenhuma decisão sobre o assunto”, disse o gabinete de Herzog em comunicado.
The post Trump pressiona presidente de Israel a perdoar Netanyahu por acusações de corrupção appeared first on InfoMoney.
InfoMoney