Segundo o jornal britânico, governo dos EUA pretende isentar produtos, suspender ampliações e simplificar regime de sobretaxas
The post Trump avalia rever tarifas sobre aço e alumínio, diz Financial Times appeared first on InfoMoney.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja reduzir parte das tarifas sobre produtos de aço e alumínio, segundo informou o Financial Times nesta sexta-feira (13). A medida ocorre em meio a preocupações com o custo de vida e ao impacto político das sobretaxas antes das eleições legislativas de novembro.
De acordo com o jornal britânico, a administração avalia revisar a lista de bens afetados pelas tarifas, isentar alguns itens e interromper a ampliação do escopo das medidas. O governo também pretende substituir o atual mecanismo por investigações mais direcionadas com base em segurança nacional, segundo três pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pelo FT.
O Financial Times relatou que autoridades do Departamento de Comércio e do escritório do representante de Comércio dos EUA avaliam que as tarifas vêm elevando preços ao consumidor, inclusive de itens como formas metálicas para tortas e latas de alimentos e bebidas. As tarifas sobre aço e alumínio chegaram a até 50% e foram estendidas no ano passado a produtos como máquinas de lavar e fornos.
Países como Reino Unido, México, Canadá e membros da União Europeia, além do Brasil, podem ser beneficiados por eventual flexibilização das tarifas.
Uma pesquisa divulgada na quinta-feira (12) pelo Federal Reserve de Nova York mostrou que 90% do custo do aumento das tarifas, imposto por Trump a produtos do México, China, Canadá e União Europeia, foi pago por empresas e consumidores americanos.
Mais de 70% dos adultos americanos classificam as condições econômicas como regulares ou ruins, de acordo com pesquisa do Pew Research Center publicada neste mês. Cerca de 52% afirmam que as políticas econômicas de Trump pioraram o cenário.
Atualmente, empresas americanas podem solicitar a inclusão de produtos estrangeiros na lista de itens sujeitos a tarifas, sob a justificativa de risco à segurança nacional. O Departamento de Comércio tem aprovado a maioria dos pedidos, o que levou à ampliação da lista de bens domésticos atingidos.
Uma das fontes ouvidas pelo jornal afirmou, no entanto, que o regime tarifário se tornou “muito complicado de aplicar”. O FT também relatou que, em uma das solicitações, uma empresa argumentou que “sem pão, pãezinhos, baguetes, pãezinhos crocantes, bolos, muffins e afins”, os soldados americanos “não conseguirão manter uma alimentação saudável”.
The post Trump avalia rever tarifas sobre aço e alumínio, diz Financial Times appeared first on InfoMoney.
InfoMoney