15 de fevereiro de 2026

​Demitido, ele aprendeu IA e reinventou sua carreira em Hollywood 

Lançada em maio de 2023, a academia de cinema tornou-se um campo de treinamento para trabalhadores de Hollywood que buscam se adaptar aos novos tempos
The post Demitido, ele aprendeu IA e reinventou sua carreira em Hollywood appeared first on InfoMoney.  

Por Dawn Chmielewski

LOS ANGELES, Estados Unidos, 14 Fev (Reuters) – Demitido e marginalizado pela desaceleração da produção no ⁠ano passado, o veterano em efeitos visuais de Hollywood Michael Eng descobriu uma lacuna em seu currículo enquanto examinava ⁠anúncios de emprego em Los Angeles: experiência em aprendizado de máquina.

Eng recorreu à Curious Refuge, uma escola online que ensina cinema com base em inteligência artificial, ‌numa tentativa de reinventar a sua carreira em meio à rápida mudança tecnológica do setor.

Lançada em maio de 2023, a conceituada academia de cinema de IA da Curious Refuge tornou-se um campo de treinamento para os trabalhadores de Hollywood que correm para se adaptar à medida que a tecnologia generativa remodela a produção, alimentando novas carreiras, mesmo ‌em um momento em que alguns no setor temem perder seus empregos para a IA.

“Eu simplesmente aceitei”, disse Eng sobre mergulhar nas ferramentas de IA depois de ter demitido.

Muitos em Hollywood continuam cautelosos com a inteligência artificial, com críticos apontando a estreia no ano passado da atriz gerada por IA Tilly Norwood — condenada pelo sindicato de atores SAG-AFTRA por substituir artistas humanos por “sintéticos” — como um excelente exemplo do mal-estar do setor.

Leia também: Do “não” ao Google à Magnopus: as escolhas que definiram Marcelo Lacerda e a internet

ESCOLA ATRAI 10 MIL ALUNOS

Eng é um dos 10 mil alunos que participaram dos cursos ou workshops da Curious Refuge, buscando atualizar suas habilidades, diz a escola. Os cofundadores Caleb e Shelby Ward afirmam que 95% dos alunos atuais são profissionais da indústria do entretenimento ou da publicidade em busca de ⁠novas habilidades, ‌à medida que a inteligência artificial ganha espaço em Hollywood.

Outros, como Petra Molnar, são amadores que conseguiram aproveitar a IA para encontrar novas carreiras.

Molnar disse que se considerava uma pessoa ⁠criativa, mas não conseguiu entrar na escola de artes em sua cidade natal, Budapeste. Ela trabalhava como higienista dental em Londres quando a pandemia da Covid-19 fechou seu consultório odontológico. Ela aproveitou o tempo para explorar seu lado criativo, matriculando-se em aulas — inicialmente estudando design de produtos digitais e criando seu próprio aplicativo odontológico.

O surgimento de chatbots alimentados por IA, como o ChatGPT, e geradores de imagens, como o Midjourney, a levaram à Curious Refuge, onde começou a fazer cursos em 2023.

Ela encontrou uma nova carreira na publicidade, usando IA para criar vídeos promocionais, incluindo um para a empresa de infraestrutura de IA WhiteFiber, que foi exibido na ​tela de LED de sete andares da Nasdaq na Times Square quando a empresa abriu o capital em setembro.

“A IA realmente mudou minha vida”, disse Molnar.

STARTUP

Fundada em 2020, a Curious Refuge começou a oferecer cursos de documentários e filmes narrativos assistidos por IA e de publicidade no início de 2023. Agora, ela oferece instrução em ​11 idiomas diferentes para alunos em 170 países. Outras instituições de ensino, como a Los Angeles Film School, oferecem um bacharelado online em cinema digital, e as principais escolas de cinema também estão incorporando IA generativa em seus currículos.

As aulas da Curious Refuge são pré-gravadas e disponibilizadas por meio de um paywall online, permitindo que os alunos aprendam em seu próprio ritmo.

Os instrutores têm horários semanais para responder a perguntas, e a escola organiza encontros regulares, incluindo no Festival de Cinema de Cannes e em grandes cidades ao redor do mundo. Enquanto isso, a plataforma Discord, popular entre gamers e programadores, tornou-se um local virtual para a comunidade Curious Refuge se reunir.

A Curious Refuge também ofereceu ‌treinamento e workshops sobre IA em estúdios, que seus fundadores não puderam identificar devido a acordos de confidencialidade.

“Adoramos intervir e ​criar uma base de entendimento para todo o estúdio”, disse Caleb Ward, presidente-executivo e cofundador da Curious Refuge. “Veja o que é possível fazer com a inteligência artificial. Veja as possibilidades criativas. Veja os diferentes benefícios que você pode obter ao utilizar a tecnologia.”

Leia também

“Era um mercado tabu”: como a Pantys criou uma nova categoria de consumo no Brasil

Sem referência local e enfrentando resistência cultural, marca transformou um tema pouco discutido em categoria de consumo e negócio escalável

IA MUDA EMPREGOS

Um estudo de 2024 encomendado pela Concept Art Association e pela Animation Guild previu que quase 120.000 empregos no cinema, televisão e animação seriam consolidados, substituídos ⁠ou eliminados até o final deste ano devido à IA generativa.

Alguns veem ​paralelos entre o surgimento da IA generativa e ​a estreia do YouTube, que deu início a uma nova geração de contadores de histórias.

“Haverá alguma perda e deslocamento de empregos, mas também haverá criação de empregos e o surgimento de uma geração de novos contadores ⁠de histórias, em parte porque as barreiras financeiras estão sendo reduzidas ou porque eles simplesmente agora ​têm acesso a recursos que antes não estavam disponíveis para eles”, disse Chris Jacquemin, chefe de estratégia digital da agência de talentos WME.

“Acho que a Curious Refuge desempenha um papel fundamental como um programa especializado em treinar cineastas e contadores de histórias sobre como eles podem usar o conjunto de ferramentas de aprendizado de máquina em seu benefício”, disse Jacquemin.

O estúdio de entretenimento de IA Promise, ​uma startup bem conceituada que é apoiada pelo estúdio North Road, do veterano da mídia Peter Chernin, e pela Andreessen Horowitz, adquiriu a Curious Refuge em fevereiro passado.

A escola serve como um canal de talentos para a Promise, que busca artistas, diretores e outros criativos versados em técnicas de ​produção de IA. Seria um ativo valioso, já que o ⁠resto de Hollywood está despertando para o potencial da IA generativa e a competição por talentos está se acirrando.

“Percebemos que haveria outros estúdios como o nosso, mas também muitos estúdios tradicionais, distribuidoras e produtoras, buscando contratar os mesmos ⁠talentos”, disse o cofundador e presidente da Promise, Jamie Byrne. “Então, pensamos muito sobre como garantir que tivéssemos o canal certo de talentos para a empresa.”

Aprofundar o pacote de talentos em IA também ajudará a acelerar a adoção por Hollywood, disse Byrne.

Yves Bergquist, diretor do projeto de IA e Neurociência do Centro de Tecnologia do Entretenimento da USC, considerou a educação “a maior oportunidade na IA atualmente”, pois a tecnologia é altamente complexa e em rápida evolução. Ele elogiou os cursos oferecidos pela Curious Refuge como “de primeira linha”.

Para o artista de efeitos visuais Eng, a Curious Refuge já abriu portas.

“Eu imediatamente comecei a usar as ferramentas e a conseguir trabalho”, disse Eng, que também dá aulas de produção cinematográfica com IA na Studio Arts, uma escola profissionalizante de Los ​Angeles.

The post Demitido, ele aprendeu IA e reinventou sua carreira em Hollywood appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney