Novo recurso do Claude para achar vulnerabilidades em código acentua vendas em software; ETF do setor caminha para maior tombo trimestral desde 2008
The post Medo de “perdedores da IA” derruba ações de cibersegurança com anúncio da Anthropic appeared first on InfoMoney.
As ações de empresas de software de cibersegurança despencaram nesta sexta-feira (20) após a Anthropic anunciar um novo recurso de segurança integrado ao seu modelo de IA, Claude.
A CrowdStrike esteve entre as maiores quedas, recuando 8%, enquanto a Cloudflare caiu 8,1%. Já a Zscaler recuou 5,5%, a SailPoint perdeu 9,4% e a Okta caiu 9,2%. O ETF Global X Cybersecurity recuou 4,9% e fechou no menor nível desde novembro de 2023.
Ibovespa sobe e fecha acima dos 190 mil pela primeira vez, no embalo do exterior
Índices nos EUA terminam em alta com decisão da Suprema Corte de suspender tarifas de Trump
Quais as ações da B3 ganham com a derrubada das tarifas dos EUA pela Suprema Corte?
Embraer, WEG e demais exportadoras aparecem entre as preferidas
A Anthropic afirmou que a nova ferramenta “faz varredura em bases de código em busca de vulnerabilidades de segurança e sugere correções de software direcionadas para revisão humana”. Segundo a empresa, a atualização está disponível, por ora, em um preview de pesquisa limitado.
A forte queda dos papéis de cibersegurança é o exemplo mais recente de ações de software penalizadas por temores de competição de empresas nativas em IA. A preocupação vem se acumulando há semanas: o ETF iShares Expanded Tech-Software Sector cai mais de 23% no ano e caminha para o maior tombo percentual trimestral desde a crise financeira de 2008.
“Tem havido uma venda constante em software, e hoje é a vez de segurança sofrer um mini ‘flash crash’ por causa de uma manchete”, disse Dennis Dick, head trader da Triple D Trading. “Esse tipo de mercado assusta os investidores, porque tudo se move implacavelmente para baixo assim que surge qualquer sinal de disrupção. É racional ser cauteloso, porque já se dizia há algum tempo que a queda em software estava exagerada — e, mesmo assim, continua caindo.”
Boa parte da pressão vendedora vem na esteira de novas ferramentas de IA lançadas por empresas como Anthropic, OpenAI e Alphabet Inc. Investidores temem que a capacidade de “vibe code” — usar IA para escrever código — permita aos usuários criar seus próprios aplicativos, reduzindo a demanda por produtos legados e pressionando crescimento, margens e poder de precificação das companhias.
A volatilidade no setor mostra como empresas podem rapidamente ser rotuladas como possíveis “perdedoras da IA”. A Cloudflare, por exemplo, tem sido vista como um proxy da ascensão da Anthropic: suas ações dispararam no fim de janeiro em meio a relatos de aumento na adoção de um assistente de IA de código aberto que opera com o Claude.
Para o analista Joseph Gallo, do Jefferies, a cibersegurança deve, no fim das contas, ser uma vencedora líquida com a IA, mas “os ventos contrários de manchetes tendem a se intensificar antes que a inflexão em ciber e a clareza sobre a proteção da IA se materializem”.
Na avaliação dele, o anúncio da Anthropic indica que provedores de IA “vão lançar mais produtos e disputar, de forma cada vez mais agressiva, fatias adicionais do orçamento de cibersegurança”.
© 2026 Bloomberg L.P.
The post Medo de “perdedores da IA” derruba ações de cibersegurança com anúncio da Anthropic appeared first on InfoMoney.
InfoMoney