5 de fevereiro de 2026

​“Acho que mercado reabre este ano”, diz CEO da B3 sobre IPOs em 2026 

O movimento, segundo ele, deve ser inicialmente impulsionado por companhias consolidadas do setor de infraestrutura
The post “Acho que mercado reabre este ano”, diz CEO da B3 sobre IPOs em 2026 appeared first on InfoMoney.  

O presidente da B3 (B3SA3), Gilson Finkelsztain, prevê para este ano a retomada das ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) no mercado brasileiro, após mais de quatro anos de interrupção. “Acho que o mercado reabre este ano”, afirmou em encontro com jornalistas nesta quinta-feira (5).

O movimento, segundo ele, deve ser inicialmente impulsionado por companhias consolidadas do setor de infraestrutura, em operações que podem alcançar valores bilionários.

A esperada reabertura do mercado local para IPOs deve ser alavancada pelo interesse dos investidores estrangeiros, seguindo o lançamento de ações do banco digital PicPay nos Estados Unidos no fim de janeiro, segundo ele.

“Hoje, a maioria das empresas que abrem capital lá fora devem pensar em ter um BDR disponível aqui”, afirma. O CEO considera que empresas que abrirão capital lá fora devem se tornar minoria. “O vento, que parecia ser uma tendência, vai se reverter e as empresas devem abrir por aqui”, afirma.

Leia também

B3 (B3SA3) lança Trillia, nova unidade de negócios voltada para inteligência de dados

Nos últimos anos, a B3 realizou aquisições para compor a frente que agora já responde a 10% de sua receita

Quando perguntado sobre quantos IPOs estima para 2026, o executivo brincou: “tenho vontade de dizer nenhum”, relembrando quando foi perguntado sobre IPOs em 2020 e afirmou que nenhum aconteceria. Mais de 20 companhias abriram capital naquele ano. Agora, de acordo com Finkelsztain, há neste momento mais de 10 a 15 empresas brasileiras que podem fazer ou follow-on ou abertura de capital neste ano.

Além do PicPay, a fintech Agibank está na fila para lançar suas ações no mercado norte-americano. A empresa publicou recentemente o prospecto preliminar da transação e pediu listagem na Nyse.

Mesmo com otimismo, o presidente da B3 ressaltou que este é um ano de eleições presidenciais no Brasil e que o juro básico continua alto, em 15% ao ano, fatores que podem reduzir o potencial de ofertas em 2026.

“Se conseguirmos mirar em juro de 1 dígito para 2027, o investidor poderia vir com mais força para renda variável”, afirma.

(com Reuters)

The post “Acho que mercado reabre este ano”, diz CEO da B3 sobre IPOs em 2026 appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney