13 de fevereiro de 2026

​Banco do Vaticano lança índices de ações baseados em “princípios católicos” 

Parceria com a Morningstar cria dois benchmarks para investidores que buscam alinhar carteiras a valores da Igreja, em um momento de desgaste para produtos ESG
The post Banco do Vaticano lança índices de ações baseados em “princípios católicos” appeared first on InfoMoney.  

O Banco do Vaticano lançou dois índices de ações que selecionam empresas com base em princípios católicos.

O Morningstar IOR Eurozone Catholic Principles Index e o Morningstar IOR US Catholic Principles Index “foram desenvolvidos para servir como referência para investimentos católicos em todo o mundo”, afirmou em comunicado o Instituto para as Obras de Religião, como o banco é formalmente conhecido, em declaração vista pela Bloomberg. Ambos reúnem 50 companhias de médio e grande porte, incluindo gigantes de tecnologia e instituições financeiras.

Leia também

Ibovespa Hoje Ao Vivo: Bolsa vira para alta e se aproxima dos 187 mil pontos

Bolsas dos EUA avançam e renovam máximas

Ações da Eneva desabam até 19% com preço-teto de leilão muito abaixo do previsto

Agência aprovou edital para leilão de capacidade de reserva com preço-teto abaixo das expectativas

O lançamento dos primeiros índices do IOR ocorre em um momento difícil para produtos de investimento que consideram fatores ambientais, sociais e de governança. Fundos com objetivos de investimento ESG registraram saídas de US$ 84 bilhões no ano passado, a primeira vez em que o mercado global desse tipo de produto sofreu resgates líquidos, de acordo com relatório divulgado na semana passada pela Morningstar.

Os índices de referência do IOR enfrentam concorrentes já consolidados voltados ao investidor católico. Um ETF (fundo negociado em bolsa) da Global X, com mais de US$ 1 bilhão em ativos, acompanha o S&P 500 Catholic Values Index, lançado em 2015 e que exclui ações que não estejam alinhadas às diretrizes da Conferência dos Bispos Católicos dos EUA. Entre as principais posições do índice estão Nvidia e Apple. O ETF subiu 16% no ano passado, desempenho em linha com o S&P 500.

De acordo com informativos da Morningstar, as maiores posições do novo índice dos EUA são Meta e Amazon.com, enquanto os maiores pesos no índice da Zona do Euro são ASML e Deutsche Telekom.

O IOR, que oferece serviços bancários tradicionais e administra investimentos para instituições ligadas à Igreja, vem se esforçando há anos para se livrar da reputação de má gestão decorrente de uma série de escândalos financeiros. O Papa Leão XIV adotou medidas para limitar o papel do IOR, incluindo a aprovação, em outubro passado, de regras que distribuem a responsabilidade pela gestão dos recursos do Vaticano entre diversas instituições.

© 2026 Bloomberg L.P.

The post Banco do Vaticano lança índices de ações baseados em “princípios católicos” appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney