13 de fevereiro de 2026

​Bessent cita Milei e Lula e diz EUA e América Latina têm ‘oportunidade geracional’ 

Ao falar sobre o Brasil, secreário do Tesouro dos EUA afirmou que, após um início “acidentado”, Trump e Lula estabeleceram uma “boa relação pessoal”
The post Bessent cita Milei e Lula e diz EUA e América Latina têm ‘oportunidade geracional’ appeared first on InfoMoney.  

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira (10) que o segundo mandato do presidente Donald Trump enxerga uma grande oportunidade para redesenhar as relações dos EUA com a América Latina, combinando instrumentos de poder econômico e militar para influenciar rumos políticos na região.

“Eu acho que esta é uma oportunidade geracional”, disse Bessent, durante evento promovido pelo BTG Pactual, em São Paulo.

Segundo ele, governos latino-americanos interessados em adotar políticas mais pró-mercado teriam sido negligenciados durante a administração Barack Obama, o que, na visão do secretário, teria representado uma chance perdida de maior aproximação econômica.

Bessent citou a Argentina como um dos principais exemplos da atuação americana recente. O Tesouro dos EUA ofereceu apoio econômico ao então candidato Javier Milei durante o período eleitoral, em meio ao que ele classificou como tentativas de desestabilização promovidas por forças ligadas ao kirchnerismo.

“O presidente Trump o endossou, e havia tentativas de usar forças de mercado para fazer com que ele perdesse apoio”, afirmou. Segundo Bessent, o suporte econômico ajudou a atravessar o período eleitoral, que classificou como “notavelmente bem-sucedido”, com desempenho acima do esperado nas urnas.

Ao falar sobre o Brasil, Bessent afirmou que, após um início “acidentado”, Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabeleceram uma “boa relação pessoal”.

“Os mercados costumam reagir primeiro à possibilidade de boas políticas, com uma reprecificação, e depois pode haver volatilidade. Caberá aos governos entregar”, afirmou. Apesar disso, disse estar otimista com a região e reforçou que os EUA querem apoiar países latino-americanos que adotem políticas consideradas responsáveis.

O presidente Lula, acompanhado de uma delegação brasileira, deverá se encontrar com Trump e sua equipe econômica e comercial em Washington na primeira semana de março. A expectativa do governo é destravar pontos que ainda ficaram pendentes do acordo que suspendeu a maior parte das tarifas contra o Brasil.

The post Bessent cita Milei e Lula e diz EUA e América Latina têm ‘oportunidade geracional’ appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney