15 de fevereiro de 2026

​Carnaval tem seguro? Veja como sambódromos se protegem de riscos nos desfiles 

Entenda como funciona o pacote de proteções para grandes eventos como os desfiles das escolas de samba e blocos espalhados pelo país
The post Carnaval tem seguro? Veja como sambódromos se protegem de riscos nos desfiles appeared first on InfoMoney.  

Carnaval é sinônimo de cores, ritmos e multidões nas ruas. No sambódromo, não é diferente. O público se reúne para acompanhar os desfiles das escolas de samba todos os anos. São Paulo recebe os desfiles do grupo especial nos dias 13 e 14 de fevereiro no Sambódromo do Anhembi, enquanto no Rio de Janeiro, os desfiles na Sapucaí ocorrem nos dias 15 e 16.

Mas esses mega eventos estão blindados por seguros? Se um carro alegórico pega fogo ou uma chuva forte interrompe o evento, o que acontece?

O InfoMoney conversou com especialistas em seguros para grandes eventos, como os que ocorrem em sambódromos, para saber como essas apólices (contrato de seguro) funcionam. Não se trata de um único seguro, mas de um pacote customizado de coberturas.

Leia mais: Seguro para celular no Carnaval vale a pena? Entenda como funciona

Essas coberturas são estruturadas conforme as necessidades do evento e os riscos envolvidos. Entre as opções, é possível incluir no pacote:

seguro de vida seguro de responsabilidade civil (cobre danos causados a terceiros) seguro para danos ao patrimônio e equipamentos seguro de acidentes pessoais seguro para cancelamento do evento

“Quanto maior a clareza sobre as exposições envolvidas, as responsabilidades de cada parte e os limites do que está sendo transferido, mais eficiente e coerente se torna a proteção contratada”, explica Fábio Ursaia, vice-presidente sênior de seguros corporativos e resseguros da Alper Seguros.

Segundo Ursaia, o seguro funciona melhor quando é pensado desde o início do planejamento, acompanhado de medidas práticas de prevenção, organização e controle.

“O seguro não substitui a boa gestão do evento, mas atua como uma camada de proteção financeira quando, apesar de todos os cuidados, algo foge do controle. Quanto mais estruturado o evento, mais aderente e sustentável tende a ser o seguro.”

— diz Fábio Ursaia, da Alper Seguros

Quer saber mais sobre seguros? Inscreva-se na Segura Essa: a newsletter de Seguros do InfoMoney

Seguro de danos ao patrimômio

Esse tipo de cobertura protege bens materiais contra perdas súbitas e acidentais, como carros alegóricos, estruturas temporárias, arquibancadas, som, iluminação e cenografia.

A cobertura está vinculada a riscos previstos em contrato, como incêndio, queda, colisão, tombamento e eventos similares, sempre respeitando limites, franquias e condições de montagem, operação e desmontagem.

“A eficácia dessa cobertura depende diretamente da correta declaração dos bens, dos valores segurados e do cumprimento das normas técnicas e de segurança exigidas para eventos dessa natureza”, pontua o especialista da Alper.

Leia também: A folia já começou: veja dicas para proteger seu cartão nos blocos de Carnaval

Seguro de acidentes pessoais e vida

As coberturas de acidentes pessoais normalmente contemplam morte acidental e invalidez permanente, total ou parcial, além de despesas médicas, odontológicas e hospitalares decorrentes de acidentes ocorridos durante o período e o local do evento.

A extensão da proteção depende da categoria de pessoas seguradas, como staff, componentes das escolas, artistas e público, e do capital contratado para cada grupo.

“O seguro de vida eventos não cobre morte por causas naturais. A cobertura é exclusiva para eventos decorrentes de acidente pessoal, conforme previsto nas condições contratuais”, explica Fabio Lessa, diretor comercial da Capemisa Seguradora.

Leia mais: Do Pix ao celular: conheça sete seguros que te protegem no Carnaval

A empresa será responsável por esse tipo de cobertura no Casa de Vô, bloco que vai estar na programação do carnaval de Olinda, em Pernambuco, entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

A operação foi fechada em parceria com a Troféu Corretora e Plataforma Seguros, e conta com cobertura para 3.500 pessoas aproximadamente.

“O foco é exclusivo nas pessoas. O produto não contempla danos materiais, como avarias em carros de som, estruturas, equipamentos ou cenografia”, diz o diretor da Capemisa.

Na perspectiva de Lessa, a estrutura ideal de seguros para um evento de carnaval costuma combinar diferentes soluções, de acordo com o porte e a complexidade da operação.

“O seguro contribui para a sustentabilidade do evento, oferecendo respaldo financeiro e tranquilidade para que a festa aconteça com segurança, respeito às pessoas e compromisso com a experiência coletiva.”

Leia mais: Golpes no Carnaval: 6 dicas de especialista para proteger seu dinheiro na folia

Seguro para cancelamentos e imprevistos climáticos

Esse amparo cuida de prejuízos por adiamentos ou interrupções, como chuvas extremas e catástrofes climáticas, mas só se não forem previsíveis. 

Isso porque quando há informações prévias e alertas oficiais de órgãos meteorológicos, o risco deixa de ser incerto e passa a ser um evento certo, conhecido antecipadamente.

Esses riscos podem ser protegidos pelo seguro, desde que contratados de forma específica e estruturados de maneira adequada.

“Eles não fazem parte das coberturas automáticas e exigem cláusulas próprias, definidas de acordo com a natureza do evento”, afirma Ursaia.

Leia também: Seguro para casa cobre roubo e tempestade? Veja 6 mitos e verdades sobre a modalidade

Seguro de responsabilidade civil

Segundo Camila Csch, especialista em responsabilidade civil geral na MDS Brasil, o seguro de responsabilidade civil para eventos protege organizadores contra danos materiais e corporais involuntários causados a terceiros, contemplando toda a complexidade dos riscos em um sambódromo. 

Ele abrange estruturas temporárias como arquibancadas, camarotes e palcos, além de equipamentos de som, luz, vídeo, cenografia, figurinos, instrumentos musicais e carros alegóricos, incluindo danos por circulação de veículos no recinto e ao imóvel ou conteúdo das instalações. 

Além disso, a cobertura se estende a acidentes pessoais do staff, componentes das escolas e público em arquibancadas ou setor nobre, com indenizações por danos corporais, morais, despesas médicas e hospitalares, além de proteção complementar contra reclamações por acidentes de trabalho, como morte ou invalidez.

“No contexto de grandes produções, essa cobertura é um escudo financeiro que oferece proteção integral. É essencial para cobrir custos de defesa, perdas financeiras e indenizações, assegurando que todos os presentes no sambódromo, independentemente do setor que ocupem, estejam protegidos contra imprevistos que afetem sua integridade física.”

— conta Camila Csch, da MDS Brasil

Leia mais: Seguro para procedimentos estéticos: o que protege o médico e o paciente?

Mas afinal, o que esses seguros não cobrem?

Seguros para eventos como os do sambódromo são projetados para imprevistos súbitos e acidentais, deixando de fora eventos previsíveis, como desgaste, falhas de manutenção ou cancelamentos voluntários, segundo os especialistas consultados pelo InfoMoney.

Eventos previsíveis ou conhecidos com antecedência: Chuvas anunciadas por alertas meteorológicos oficiais não são cobertas, pois deixam de ser “incertezas”;Desgaste natural ou deterioração: Quebras por uso prolongado, como deterioração de cabos de som ou ferrugem em estruturas, ficam fora;Falhas de manutenção ou descumprimento de normas: Se um carro alegórico tomba por montagem irregular, sem seguir normas técnicas de segurança, não há indenização;Danos intencionais, negligência grave ou má-fé: Atos deliberados ou omissões graves, como ignorar inspeções obrigatórias, invalidam a cobertura;Decisões voluntárias ou cancelamentos por escolha: Adiar um desfile por estratégia comercial, sem sinistro (ocorrência do risco previsto no contrato de seguro) coberto, não gera reembolso.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Envie para leitor.seguros@infomoney.com.br que buscamos um especialista para responder para você!

The post Carnaval tem seguro? Veja como sambódromos se protegem de riscos nos desfiles appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney