Enquanto a média geral das ações brasileiras subiu 34% no último ano (o melhor resultado desde 2016), algumas listas específicas de empresas selecionadas pela corretora entregaram ganhos quase duas vezes maiores.
The post Carteiras automatizadas simplificam acesso à Bolsa e entregam retorno de até 64% appeared first on InfoMoney.
O investidor brasileiro que apostou no mercado de ações em 2025 tem motivos de sobra para comemorar. Em um ano marcado pela volta do otimismo e pela entrada maciça de dinheiro estrangeiro no país — que somou mais de R$ 25 bilhões —, as seleções de investimentos feitas pelos especialistas da XP não apenas acompanharam o ritmo do mercado, como deram um verdadeiro “banho” no Ibovespa, o principal termômetro da nossa Bolsa de Valores.
Enquanto a média geral das ações brasileiras subiu 34% no último ano (o melhor resultado desde 2016), algumas listas específicas de empresas selecionadas pela corretora entregaram ganhos quase duas vezes maiores. Esse movimento reflete um cenário global onde os investidores decidiram tirar o dinheiro apenas dos Estados Unidos para buscar oportunidades em países emergentes, como o Brasil.
Veja mais: BC prepara pagamento de 7 milhões de clientes do Will Bank, diz diretor de NormasE também: Após alta de “gigantes”, rotação para small caps está mais perto de acontecer na B3
O grande destaque do ano passado foi a lista focada em empresas de menor porte, as chamadas “joias escondidas” da Bolsa. Esse grupo de ações saltou 64,6% em 2025. O sucesso foi impulsionado pela expectativa de queda nos juros nacionais, o que beneficia diretamente empresas que ainda têm muito espaço para crescer e que dependem de crédito mais barato para expandir seus negócios.
Acesse as carteiras recomendadas da XP
Para quem prefere uma estratégia mais conservadora e focada em “pingar” dinheiro na conta regularmente, o resultado também foi acima da média. A seleção focada em empresas que distribuem parte de seus lucros aos acionistas rendeu 47,9% no ano. Na prática, quem seguiu essa recomendação viu seu patrimônio crescer muito além da inflação e dos investimentos mais tradicionais de renda fixa.
Acesse seu Guia de Investimentos
O segredo por trás dos números e a busca por renda mensal
Mas como essas listas conseguem resultados tão expressivos? O segredo, segundo os especialistas, está em um filtro rigoroso. No caso das empresas que pagam lucros, os analistas usam modelos matemáticos para encontrar aquelas que têm maior chance de manter os pagamentos altos no futuro, e não apenas quem pagou bem no passado. É uma estratégia pensada para quem busca segurança ou quer viver de renda.
A Carteira Automatizada da XP está aqui
Desde que essa lista foi criada, em 2022, ela já acumula uma valorização de 176%. Para se ter uma ideia da diferença, o índice geral da Bolsa subiu apenas 51% no mesmo período. Isso mostra que, no longo prazo, escolher as empresas certas em vez de comprar “um pouco de tudo” pode ser o diferencial para multiplicar o patrimônio de forma consistente.
Lula não sancionará supersalários para servidores aprovados pela Câmara, diz jornal
Presidente também teria ponderado que não é um bom momento para o governo aprovar gastos vistos como supérfluos pelo eleitor
Trump se queixa de show de Bad Bunny no Super Bowl: ‘Insulto à Grandeza da América’
Na apresentação, o cantor porto-riquenho Bad Bunny fez críticas à repressão contra os imigrantes
Já para quem olha além das fronteiras, 2025 também abriu portas para investir no exterior sem sair de casa. Uma modalidade que reúne diversos ativos globais em um único pacote permitiu que brasileiros investissem em tecnologia, empresas europeias e títulos estrangeiros usando a mesma conta que já possuem no Brasil. Essa opção rendeu quase 20% para quem investiu diretamente em dólar no último ano.
A ideia aqui é a diversificação geográfica. Quando o Brasil passa por momentos de incerteza, os investimentos lá fora costumam proteger a carteira. É o famoso ditado popular de “não colocar todos os ovos na mesma cesta”, mas aplicado ao mapa-múndi. Com a facilidade das plataformas atuais, o investidor consegue ser sócio das maiores empresas do mundo com apenas alguns cliques.
Tecnologia agora trabalha de graça para o pequeno investidor
Se antigamente era preciso passar horas estudando gráficos ou acompanhando notícias para ter esse tipo de resultado, a tecnologia mudou o jogo em 2026. A grande novidade que tem atraído o público é a “carteira automatizada”. Na prática, o investidor escolhe uma estratégia — como a de empresas que pagam lucros ou a de empresas com alto potencial de crescimento — e o sistema faz todo o trabalho pesado sozinho.
Sempre que os analistas decidem trocar uma empresa da lista por outra mais promissora, o sistema atualiza a conta do investidor automaticamente. Isso elimina aquela dúvida cruel de “quando comprar” ou “quando vender”, além de evitar erros humanos motivados pelo medo ou pela euforia do momento. É como ter um especialista cuidando do seu dinheiro 24 horas por dia.
Essa ferramenta é voltada especialmente para quem não tem tempo de acompanhar o sobe e desce do mercado financeiro, mas não quer abrir mão de buscar rentabilidades maiores. Para começar, basta ter o perfil de investidor adequado e o saldo disponível na conta. A execução das ordens de compra e venda acontece de forma transparente e rápida, garantindo que o cliente aproveite o melhor preço possível.
Com a Bolsa brasileira ainda mostrando fôlego neste início de 2026, o guia de investimentos para o restante do ano aponta que o foco deve continuar na qualidade. Seja através de empresas sólidas ou de tecnologia de ponta, o caminho para o lucro parece estar cada vez mais acessível para quem decide sair da poupança e entrar no mundo das ações com o apoio de especialistas.
The post Carteiras automatizadas simplificam acesso à Bolsa e entregam retorno de até 64% appeared first on InfoMoney.
InfoMoney