12 de fevereiro de 2026

​Como líderes de gigantes tentam aliviar a ansiedade dos funcionários em relação à IA 

Lideranças como Jamie Dimon, do JPMorgan, e Brad Smith, da Microsoft, afirmam que o foco não é substituição, mas adaptação à tecnologia
The post Como líderes de gigantes tentam aliviar a ansiedade dos funcionários em relação à IA appeared first on InfoMoney.  

À medida que a inteligência artificial reformula o modo como as pessoas trabalham, alguns líderes empresariais estão apostando menos em substituir funcionários — e mais em ajudá-los a se adaptar à tecnologia.

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, o maior banco dos EUA, despontou como um dos executivos mais vocais ao pedir cautela sobre o impacto da IA nos empregos. Dimon espera empregar menos trabalhadores nos próximos cinco anos, mas alertou que acelerar demissões impulsionadas por IA sem salvaguardas pode sair pela culatra, potencialmente desencadeando “agitação civil”, disse recentemente ao falar no encontro do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, segundo a Fortune.

Leia também: O fim do influenciador? Como a IA está silenciosamente tomando o fundo do funil do TikTok

Dimon afirmou que aceitaria até mesmo proibições governamentais à substituição de grandes contingentes de trabalhadores por IA, se isso fosse necessário para “salvar a sociedade”.

Ele também insistiu que as empresas precisam planejar as consequências humanas da automação. “Tenho um plano para requalificar pessoas, realocar pessoas, oferecer apoio de renda às pessoas”, disse Dimon sobre os mais de 300 mil funcionários em sua folha de pagamento.

Quanto ao boom da IA prestes a se consolidar nas empresas, há uma necessidade significativa de poder computacional para sustentar tudo isso.

Construindo um futuro em que a IA eleva o talento humano

Dimon não está sozinho ao defender estratégias de IA que coloquem as pessoas no centro.

Também em Davos, o presidente da Microsoft, Brad Smith, abordou o que descreveu como uma questão definidora para líderes durante um painel executivo da Harvard Business Review: “A tecnologia pode ser uma plataforma que permita às pessoas melhorar?”.

Ele enquadrou o futuro do trabalho como uma corrida entre humanos e máquinas. “Se formos apenas dizer hoje: ‘o melhor que somos hoje é o melhor que jamais seremos’, então os computadores vão nos superar”, afirmou.

Smith argumentou que o desfecho muda se cada avanço em IA for usado para aprimorar a capacidade humana, em vez de substituí-la.

Se os trabalhadores puderem usar máquinas mais inteligentes para se tornarem melhores em seus empregos, sugeriu, então em muitas áreas “as máquinas nunca vão nos alcançar”.

“Não vamos usar, como empregadores e líderes, a tecnologia como ferramentas para ajudar nossos funcionários a ficarem melhores por si mesmos?”, questionou.

Essas questões se tornam mais urgentes à medida que a IA passa da experimentação para o uso cotidiano.

Neste ano, a IA está migrando da fase de pilotos e testes para a escalabilidade em toda a empresa, à medida que o acesso dos trabalhadores às ferramentas de IA se amplia, segundo o relatório State of AI in the Enterprise 2026, da Deloitte.

As empresas pesquisadas ampliaram o acesso dos trabalhadores à IA em cerca de 50% em apenas um ano. Embora apenas cerca de um quarto dos participantes tenha dito que suas organizações levaram 40% ou mais de seus experimentos de IA para a produção até agora, mais da metade espera alcançar esse patamar nos próximos três a seis meses.

Ainda assim, o relatório também destaca uma lacuna que se conecta diretamente às preocupações levantadas em Davos.

A insuficiência de habilidades dos trabalhadores é citada como a maior barreira à integração da IA nos negócios, mesmo quando menos da metade das empresas está fazendo mudanças significativas em suas estratégias de colaboradores.

Para líderes como Dimon e Smith, a mensagem é clara: o verdadeiro teste da liderança em IA pode ter menos a ver com a rapidez com que as empresas adotam novas ferramentas e mais com a eficácia com que ajudam seu pessoal a acompanhar essa transformação.

2026 Fortune Media IP Limited

The post Como líderes de gigantes tentam aliviar a ansiedade dos funcionários em relação à IA appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney