12 de fevereiro de 2026

​Costa Filho define saída do governo e diz que Lula prefere nomes da equipe nas trocas 

Ao menos 17 dos 38 ministros avaliam sair do governo devido às eleições de outubro
The post Costa Filho define saída do governo e diz que Lula prefere nomes da equipe nas trocas appeared first on InfoMoney.  

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), definiu que deixará o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 2 de abril para cumprir o prazo de desincompatibilização eleitoral, de seis meses antes das eleições. Ele pretende disputar uma vaga no Senado por Pernambuco.

Nesta quarta-feira, 11, durante evento de anúncio de investimentos para ampliação de aeroportos ao lado de Lula, Costa Filho afirmou que o presidente pretende escolher secretários-executivos que já integram os ministérios para substituir ministros que deixem os cargos para disputar eleições. Como mostrou o Estadão, ao menos 17 dos 38 ministros avaliam sair do governo por causa do pleito.

“O presidente quer um nome do ministério. Foi o que ele colocou nas duas reuniões. A orientação do governo é manter os secretários-executivos, essa orientação de unidade dentro do governo, como foi com a ministra Miriam Belchior”, disse Costa Filho.

Leia também

Lula insistirá para ter Haddad candidato em SP, mas não se compromete com Alckmin

Presidente do PSB reforçou ao petista a vontade do partido de manter Alckmin na vice, descartando o plano de lançá-lo na disputa estadual

Justiça extingue ação contra desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageia Lula

O enredo da escola de samba retrata a trajetória do petista com o tema “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”

No fim de janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou que a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, assumirá o ministério quando ele deixar o cargo para disputar as eleições. A decisão foi comunicada por Lula e reforça a tendência de manter quadros já integrados ao governo.

No caso da pasta de Postos e Aeroportos, o secretário-executivo Tomé Franca deve assumir o posto. Costa Filho, entretanto, não descartou outras indicações. “A orientação do presidente é essa, mas respeitando democraticamente as sugestões que os partidos possam apresentar. Na hora certa, depois do carnaval, vamos conversar com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e com nossos conjuntos”, afirmou.

Aliado de Motta

Costa Filho é o representante do partido do presidente da Câmara no governo Lula. Como mostrou o Estadão, Motta afirmou que vai aguardar “gestos” do governo antes de decidir se apoiará a reeleição de Lula, condicionando sua posição a uma lógica de reciprocidade política e a compromissos com interesses da Paraíba.

Atualmente, ambos estão empenhados na discussão sobre o fim da escala 6×1. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, disse na segunda-feira, 9, que convidou Motta para reunião com Lula nesta quinta-feira, 12, para tratar do andamento da proposta de emenda à Constituição (PEC).

Motta afirmou que o debate sobre a redução da jornada de trabalho se tornou “inadiável”, que o Parlamento quer assumir protagonismo na pauta e que a intenção é votar a PEC em maio.

Anúncio de investimentos

Costa Filho e Lula participaram nesta quarta da cerimônia de anúncio do Plano de Investimentos em Ampliação e Modernização de Aeroportos. Ao todo, serão investidos R$ 4,64 bilhões na expansão, manutenção e modernização de 11 aeroportos em quatro Estados.

O projeto conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também participaram do evento o presidente da instituição, Aloizio Mercadante, e o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

The post Costa Filho define saída do governo e diz que Lula prefere nomes da equipe nas trocas appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney