19 de fevereiro de 2026

​Escola que homenageou Lula na Sapucaí é rebaixada no Carnaval do Rio de Janeiro 

Com 264,6 pontos e apenas duas notas 10, escola cai do Grupo Especial em meio a polêmicas e disputas jurídicas em torno do enredo
The post Escola que homenageou Lula na Sapucaí é rebaixada no Carnaval do Rio de Janeiro appeared first on InfoMoney.  

A Acadêmicos de Niterói, escola de samba que contou a história do presidente Lula no desfile deste ano, foi rebaixada para a Série Ouro do carnaval carioca. A escola, que recebeu apenas duas notas 10 durante a apuração, foi a última colocada, com 264,6 pontos, atrás da Mocidade Independente de Padre Miguel.

O enredo escolhido pela Acadêmicos de Niterói foi “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O tema gerou críticas e tentativas de intervenção judicial de opositores de Lula, que argumentavam que o desfile se enquadraria como propaganda eleitoral antecipada.

Leia também

Imprensa internacional vê risco legal em desfile que homenageou Lula no Rio

Veículos apontam uma ‘possível violação das regras de campanha’ durante a passagem da Acadêmicos de Niterói pela Sapucaí

Presidente do PT chama de “ridícula” ofensiva da oposição contra desfile sobre Lula

Escola de samba que exaltou trajetória de Lula é acusada de propaganda eleitoral, abuso de poder e discriminação religiosa

O presidente não se envolveu diretamente no desenvolvimento da apresentação e não desfilou pela escola, mas se encontrou anteriormente com representantes da Acadêmicos de Niterói e esteve na Sapucaí na noite de domingo (15) para segunda (16).

Ele acompanhou o desfile de um camarote cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), seu aliado, da primeira-dama, Janja da Silva, e de ministros e outros aliados.

A Acadêmicos de Niterói havia vencido a Série Ouro do carnaval em 2025 e, por isso, desfilou no Grupo Especial este ano, mas agora voltará à liga anterior. É comum que escolas promovidas voltem a ser rebaixadas no ano seguinte.

Além das questões políticas, o desfile da escola que homenageou Lula teve falhas técnicas. Analistas apontaram problemas também em diferentes quesitos de avaliação.

Frente às críticas, a Acadêmicos de Niterói divulgou, antes da apuração, uma nota oficial na qual afirma que a escola foi perseguida. “Houve tentativas de interferência direta na nossa autonomia artística, com pedidos de mudança de enredo, questionamentos sobre a letra do samba e outras ações que buscaram nos enquadrar e nos silenciar”, diz o texto. “Também não ignoramos o histórico conhecido no Carnaval: a narrativa injusta de que ‘quem sobe, desce’”, completa.

Desfile

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi fortemente marcado por críticas políticas a opositores de Lula. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, foi retratado pela escola como um palhaço.

Além dele, Michel Temer também apareceu, em uma representação do ex-presidente arrancando a faixa presidencial de uma mulher que seria a também ex-presidente Dilma Rousseff.

Outro ponto polêmico do desfile foi a representação de evangélicos em latas de conserva, o que motivou uma ação da OAB-RJ por preconceito religioso.

The post Escola que homenageou Lula na Sapucaí é rebaixada no Carnaval do Rio de Janeiro appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney