11 de fevereiro de 2026

​EUA preparam envio de segundo porta-aviões ao Oriente Médio, diz WSJ 

Segundo fontes ouvidas pelo Wall Street Journal, EUA se posicionam para possível ataque ao Irã enquanto Trump aumenta pressão por um acordo nuclear
The post EUA preparam envio de segundo porta-aviões ao Oriente Médio, diz WSJ appeared first on InfoMoney.  

O Pentágono ordenou que um segundo grupo de ataque de porta-aviões se prepare para ser deslocado ao Oriente Médio, em mais um passo da escalada de pressão dos Estados Unidos sobre o Irã. A movimentação, que deixaria a Marinha americana com dois navios desse porte na região, faz parte dos planos militares para um eventual ataque ao país persa, de acordo com três autoridades dos EUA ouvidas pelo Wall Street Journal.

O presidente Donald Trump afirmou nesta terça-feira (10) que avaliava enviar um segundo porta-aviões ao Oriente Médio para preparar uma possível ação militar caso fracassem as negociações com Teerã sobre o programa nuclear. A ordem formal de deslocamento poderia ser emitida em questão de horas, disseram as fontes.

Leia também

Trump volta a ameaçar Irã e exige acordo nuclear após encontro com Netanyahu

Premiê israelense defende restrições mais rígidas contra Hamas e Hezbollah em meio a cobrança dos EUA por continuidade de negociações sobre programa nuclear

Uma das fontes ouvidas pelo WSJ afirmou que o Pentágono prepara um porta-aviões para zarpar em até duas semanas, provavelmente a partir da costa leste dos Estados Unidos. O USS George H.W. Bush, que realiza exercícios de treinamento na costa da Virgínia, poderia acelerar esse cronograma para atender às demandas da Casa Branca.

O novo navio se juntaria ao USS Abraham Lincoln, já posicionado na região com navios de apoio, sistemas de defesa e esquadrões de caça adicionais.

Caso a movimentação se concretize, será a primeira vez em quase um ano que dois porta-aviões americanos operam simultaneamente no Oriente Médio – algo que não ocorre desde a presença conjunta dos USS Harry S. Truman e USS Carl Vinson em 2025.

Wall Street Journal destaca que, apesar da preparação militar, Trump ainda sinaliza preferência por uma saída diplomática.

Em mensagem nas redes sociais após reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, o presidente disse insistir na continuidade das negociações com o Irã e que um acordo seria sua opção preferencial.

Ao mesmo tempo, porém, o republicano pediu ao Exército opções mais “decisivas” após recuar de um ataque em resposta à repressão violenta contra protestos iranianos em janeiro.

Nem a Marinha nem porta-vozes da Casa Branca e do Pentágono comentaram oficialmente as movimentações, alegando questões de segurança operacional ou não respondendo aos pedidos do jornal.

The post EUA preparam envio de segundo porta-aviões ao Oriente Médio, diz WSJ appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney