14 de fevereiro de 2026

​Haddad diz que, para eleitor bolsonarista, “tanto faz” Flávio ou Tarcísio 

Ministro afirma que eleitor bolsonarista apoia qualquer nome indicado por Bolsonaro e diz que PT terá sucessão em 2030, independentemente do resultado de 2026
The post Haddad diz que, para eleitor bolsonarista, “tanto faz” Flávio ou Tarcísio appeared first on InfoMoney.  

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), minimizou a importância da escolha do nome no campo conservador que enfrentará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano.

Questionado sobre quem seria o melhor rival nas eleições, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Haddad tratou os dois como equivalentes.

Leia também

Haddad diz que parte do déficit veio da gestão anterior: ‘Gostaria de ter ido além’

Ele declarou entender o clamor da Faria Lima, mas disse ser um só para lidar com as pressões do cargo

Haddad defende unificação de programas sociais em nova arquitetura

Ministro da Fazenda defendeu que o Brasil está “maduro” para pensar em formas mais ousadas de organizar programas sociais, inclusive em discussões que se aproximam da Renda Básica Universal

“Para o eleitor do bolsonarismo, aparentemente, tanto faz quem vai representar o Bolsonaro. Não sendo ele, é quem ele escolher”, afirmou.

“Não tenho lembrança de precedentes no Brasil de uma transferência de votos praticamente automática em relação a quem ele (Jair Bolsonaro) escolher. Você viu que, a partir do momento em que se firmou a candidatura de Flávio, ele angariou um apoio equivalente a qualquer outro candidato do campo bolsonarista”, disse o ministro durante evento promovido pelo BTG Pactual.

Ao longo da conversa com jornalistas, Haddad defendeu que, independentemente de quem vencer a eleição de 2026, haverá uma sucessão no Partido dos Trabalhadores em 2030.

Questionado sobre suas próprias ambições políticas, o ministro voltou a minimizar a ideia de se projetar, desde já, como o nome para suceder Lula nas próximas disputas presidenciais.

“No Brasil, se você fizer uma retrospectiva de quem chegou à Presidência e de quem planejou chegar, tem um descompasso enorme entre uma coisa e outra. Eu fui ministro com 40 anos e vejo caras com 40 anos querendo planejar seu futuro até a Presidência (…) vai com calma, faz bem feito aqui o que você foi convidado para fazer, é isso que é a garantia de uma trajetória”, declarou.

Ao encerrar a conversa, Haddad fez um balanço dos últimos quinze anos, em especial do período entre 2013 e 2022, que classificou como “uma década muito difícil”. “Eu penso que nós estamos, finalmente, começando a sair disso e construir uma agenda para o país. Realmente acho que não está difícil de resolver”, afirmou.

Em seguida, reforçou a necessidade de manter o compromisso com a democracia, abandonar o negacionismo — independentemente do “lado ideológico” — e eleger pessoas comprometidas com o país para dar continuidade ao processo de avanço.

The post Haddad diz que, para eleitor bolsonarista, “tanto faz” Flávio ou Tarcísio appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney