21 de fevereiro de 2026

​Indústria do charuto também é vítima da crise em Cuba; Festival del Habano é adiado 

Foi anunciado o adiamento do maior evento cubano do setor de fumo e uma das maiores fábricas de charutos do país paralisou atividades na semana passada por falta de óleo combustível
The post Indústria do charuto também é vítima da crise em Cuba; Festival del Habano é adiado appeared first on InfoMoney.  

Após a crise econômica e energética de Cuba mostrar um reflexo danoso ao turismo da ilha caribenha, ou símbolo do país experimenta uma retração forçada: os charutos. Foi anunciado o adiamento do maior evento cubano do setor de fumo, que estava marcado para o período entre 24 e 27 de fevereiro. E uma das maiores fábricas de charuto, localizada em Holguín, paralisou as atividade no dia 12, por falta de combustível para as máquinas.

No sábado, o Comitê Organizador do Festival del Habano anunciou o adiamento da sua próxima edição, “com o objetivo de preservar os mais altos padrões de qualidade, excelência e experiência que caracterizam este evento internacional”.

Leia também: Sol, areia e praias desertas: bloqueio do petróleo sufoca turismo em Cuba

O Festival é considerado um encontro icônico, por reunir todos os anos fãs, especialistas, distribuidores e meios especializados de todo o mundo para celebrar a cultura, a tradição e o prestígio do Habano. “A decisão de adiar procura garantir um ambiente ideal para o pleno desenvolvimento de todas as suas atividades, apresentações e experiências”, disseram os organizadores.

A comissão organizadora disse estar atualmente trabalhando na escolha de uma nova data, que será anunciada oportunamente através dos canais oficiais do Festival.

Leia também: Saúde, abastecimento de água e transporte precários: viver em Cuba está insuportável

Enquanto isso, o site independente 14yMedio noticiou que a fábrica Lázaro Peña, em Holguín está fechada desde o dia 12 por tempo indeterminado. Embora não tenha ocorrido uma comunicação oficial, funcionários disseram que a matéria-prima continua a chegar, mas que não há óleo combustível para as caldeiras e máquinas.

No momento, as lideranças da empresa estatal estão estudando formas de mexer com a escala de turnos de trabalho para flexibilizar horários, talvez com redução salarial, numa tentativa de manter os empregos.

The post Indústria do charuto também é vítima da crise em Cuba; Festival del Habano é adiado appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney