O pedido vem de um caso que teve início em 2023, a partir de uma denúncia apresentada por organizações não governamentais em nome de cidadãos venezuelanos
The post Justiça argentina pede aos EUA extradição de Maduro por crimes de lesa humanidade appeared first on InfoMoney.
A Justiça da Argentina solicitou aos Estados Unidos a extradição do ditador venezuelano Nicolás Maduro para que ele seja interrogado em um processo que apura supostos crimes de lesa humanidade cometidos durante sua gestão. A medida foi determinada pelo juiz federal Sebastián Ramos e deverá ser formalizada pela chancelaria argentina junto ao governo do presidente dos EUA, Donald Trump, segundo a imprensa argentina.
Na decisão, o magistrado ordenou o envio de um pedido formal às autoridades americanas “a efeitos de solicitar a extradição de Nicolás Maduro Moros”, com base no tratado bilateral de extradição entre Argentina e Estados Unidos.
Irã quer negociações com EUA em Omã na sexta e limitadas a programa nuclear
O Irã afirmou que não fará concessões sobre seu programa de mísseis balísticos — um dos maiores do Oriente Médio —, chamando isso de linha vermelha nas negociações
Nova corrida armamentista sem aproxima com fim de tratado nuclear entre EUA e Rússia
Nova corrida armamentista se aproxima à medida que tratado nuclear entre EUA e Rússia chega perto do fim
O caso teve início em 2023, a partir de uma denúncia apresentada por organizações não governamentais em nome de cidadãos venezuelanos.
A investigação envolve acusações de detenções ilegais, tortura, perseguição política e outros abusos contra opositores e manifestantes durante protestos realizados na Venezuela. Entre os investigados também estão o ex-comandante da Guarda Nacional Bolivariana Justo José Noguera Pietri e o ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello.
De acordo com os denunciantes, haveria na Venezuela um “plano sistemático de repressão” em vigor desde 2014, com desaparecimentos forçados, tortura, homicídios e perseguição a dissidentes. Com base nessas alegações, a Justiça argentina já havia ordenado, em setembro de 2024, a captura internacional de Maduro e dos demais acusados.
Após a confirmação da detenção de Maduro durante uma operação militar dos Estados Unidos em território venezuelano, em 3 de janeiro, o procurador federal Carlos Stornelli solicitou que a Argentina requeresse formalmente a extradição do ex-presidente para que ele seja ouvido no processo. Ramos acolheu o pedido.
A Argentina recorre ao princípio da jurisdição universal para investigar crimes de lesa humanidade cometidos fora de seu território. O país tem histórico nesse tipo de iniciativa, embora a maioria das ações contra líderes estrangeiros não tenha resultado em detenções ou extradições.
A decisão ocorre em um contexto de aproximação política do governo do presidente argentino, Javier Milei, com o governo Trump, após elogios de Milei à intervenção norte-americana na Venezuela.
*Com informações da Associated Press
The post Justiça argentina pede aos EUA extradição de Maduro por crimes de lesa humanidade appeared first on InfoMoney.
InfoMoney