Deputado Sóstenes Cavalcante acusa o presidente de ter praticado de abuso de poder político por comentário durante evento do PT na Bahia
The post Líder do PL envia denúncia à PGR contra Lula por fala sobre evangélicos e benefícios appeared first on InfoMoney.
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou nesta segunda-feira uma denúncia na Procuradoria-Geral da República contra o presidente Lula (PT), após ele ter dito que “90% dos evangélicos recebem benefícios do governo”. A declaração foi feita pelo mandatário ontem, durante um evento do PT na Bahia, durante um discurso. Na ocasião, o mandatário também disse que os petistas “não podem esperar que os pastores falem bem deles” e sugeriu que a aproximação com o eleitorado religioso seja feita pelos próprios militantes.
Na representação, o parlamentar afirma que, com a fala, o presidente cometeu abuso de poder político “pelo uso inadequado da máquina pública ou da autoridade inerente ao cargo para fins eleitorais para, de qualquer forma, se instrumentalizar do aparato estatal para favorecer a si próprio ao intimidar os evangélicos a votarem na esquerda no pleito eleitoral de 2026”.
Presidente do PT se reúne com Ciro Nogueira e Rueda para aproximar PP e União de Lula
A conversa ocorre num momento em que governistas buscam a neutralidade dos partidos de centro no pleito nacional
Lula diz que Bolsonaro “não deu um centavo” a estados do Nordeste que não o apoiaram
Em evento em Mauá (SP), presidente criticou antecessor por discriminar estados onde perdeu e afirmou que seu governo está destinando mais recursos a São Paulo do que gestões anteriores
O deputado também citou “a gravidade da conduta”, uma vez que, segundo ele, as falas do presidente “foram suficientemente relevantes para justificar a sanção, já que não existe isonomia e paridade de armas com os demais pré-candidatos ao mesmo cargo”. Ao final do documento, Sóstenes pediu a instauração de um procedimento para a apuração da denúncia pela PGR, além da intimação e da responsabilização do presidente.
Ao anunciar o envio da denúncia pelo X, o parlamentar disse que o comentário feito pelo presidente “não foi uma fala infeliz”. “É revelação de uma lógica autoritária: usar o Estado para tentar comprar consciência e tratar evangélicos como curral eleitoral”, escreveu. O parlamentar também afirmou que “fé não se compra” e que “programa social não compra caráter”.
The post Líder do PL envia denúncia à PGR contra Lula por fala sobre evangélicos e benefícios appeared first on InfoMoney.
InfoMoney