Parte do avanço está relacionada à ampliação do programa, que passou a financiar imóveis também para famílias de classe média, com rendimento médio de até R$ 12 mil por mês, explica Jader Filho
The post Minha Casa Minha vida deve contratar 1 milhão de imóveis em 2026 e mais 1 mi em 2027 appeared first on InfoMoney.
O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que financia moradias de habitação popular no país, deverá contratar o lançamento de mais um milhão de unidades este ano, o que levará a um total de três milhões de imóveis financiados de 2023 a 2026, mandato do terceiro governo Lula, afirmou nesta segunda-feira o ministro das Cidades, Jader Filho. Em 2027, está previsto o lançamento de mais um milhão.
Segundo Jader Filho, parte do avanço está relacionada à ampliação do programa, que passou a financiar imóveis também para famílias de classe média, com rendimento médio de até R$ 12 mil por mês. Tanto que, atualmente, o MCMV vem respondendo por cerca de 85% dos lançamentos imobiliários do país, completou o ministro.
– É o programa mais bem avaliado do governo, e não atende só à baixa renda, inclui também a classe média, gerando muitos empregos – afirmou Jader Filho, ao deixar um evento sobre infraestrutura na sede do BNDES, no Rio.
Real Time Big Data: Lula lidera em todos os cenários e Flávio sobe a 30% sem Tarcísio
Levantamento mostra estabilidade na liderança de Lula, com distância de ao menos 8 pontos percentuais de Flávio Bolsonaro, que assume segunda posição na ausência do governador de SP
Lula não sancionará supersalários para servidores aprovados pela Câmara, diz jornal
Presidente também teria ponderado que não é um bom momento para o governo aprovar gastos vistos como supérfluos pelo eleitor
Segundo ele, com a atual capacidade financeira do FGTS, principal fonte de recursos do programa, é possível manter o ritmo de lançamento de um milhão de imóveis por ano no MCMV. Jader Filho descartou a possibilidade de haver novas reduções nas taxas de juros subsidiadas oferecidas conforme as diferentes faixas de renda do programa — para as famílias de rende mais baixa, os juros já estão no menor nível já oferecido, disse.
O ministro também comemorou os resultados das recentes alterações nas regras para o crédito imobiliário, capitaneadas pelo Banco Central (BC), que envolveram a liberação de compulsórios para os bancos e incentivos para a aplicação desses recursos no financiamento a imóveis.
Segundo Jader Filho, ao lado de um ciclo de queda na taxa básica de juros (a Selic, hoje em 15% ao ano), as novas regras poderão impulsionar o crédito imobiliário no país. Hoje, os empréstimos para esse fim respondem por 12% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 20 anos, poderão chegar a 20%, estimou o ministro.
The post Minha Casa Minha vida deve contratar 1 milhão de imóveis em 2026 e mais 1 mi em 2027 appeared first on InfoMoney.
InfoMoney