13 de fevereiro de 2026

​Novo aciona TCU contra uso do Planalto na organização de carro que homenageia Lula 

Partido questiona mobilização da primeira-dama e pede que servidores não atuem na organização do desfile da Acadêmicos de Niterói
The post Novo aciona TCU contra uso do Planalto na organização de carro que homenageia Lula appeared first on InfoMoney.  

O Partido Novo voltou a recorrer ao Tribunal de Contas da União para contestar a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no desfile da escola Acadêmicos de Niterói, que levará à Marquês de Sapucaí o carro alegórico “Amigos do Lula”, no próximo domingo (15).

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, desta vez, o foco da representação é a suposta utilização da estrutura da Presidência da República na organização do evento.

No documento encaminhado ao TCU, a legenda afirma que houve articulação coordenada pela primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, envolvendo convites personalizados, definição de fantasias e organização de convidados. Segundo o partido, essas atividades teriam contado com apoio da estrutura do Palácio do Planalto, onde a primeira-dama mantém gabinete.

Leia também

Golpes no Carnaval: veja como se proteger de fraude na maquininha, Pix e aproximação

Reclame Aqui e Procon-SP alertam para fraudes comuns com maquininhas, pagamentos por aproximação e roubo de dados durante a folia; veja dicas práticas de segurança

Mapa de Risco: Queda da vantagem de Lula muda cálculo do Centrão para 2026

Nova pesquisa Genial/Quaest indica consolidação de Flávio Bolsonaro como nome da direita, eleva pressão sobre eleitor de centro e reforça cenário de eleição marcada pela rejeição em 2026

O Novo sustenta que a mobilização teria envolvido recursos humanos e materiais da União para uma finalidade de caráter festivo e pessoal, o que, na avaliação da sigla, configuraria desvio da máquina pública.

A representação também menciona uma orientação normativa editada pela Advocacia-Geral da União em 2025, segundo a qual a atuação do cônjuge presidencial deve observar os princípios constitucionais e estar vinculada ao interesse público.

“No há malabarismo jurídico que justifique o interesse público no dispêndio de recursos públicos para a participação da primeira-dama em desfile de escola de samba”, afirma o partido no pedido apresentado ao tribunal.

A legenda solicita que o TCU determine a proibição de atuação de servidores públicos e de qualquer atividade logística ou institucional ligada ao carro alegórico em que Lula desfilará. Também pede a responsabilização de gestores e autoridades eventualmente envolvidos, com aplicação de sanções, incluindo multa.

A disputa já havia chegado ao tribunal anteriormente. O Novo questionou o repasse de R$ 1 milhão, via Embratur, à Acadêmicos de Niterói para custear o desfile. O mesmo valor foi destinado às outras 11 escolas do Grupo Especial. Embora a área técnica do TCU tenha sugerido a suspensão do repasse, o ministro Aroldo Cedraz rejeitou o pedido ao considerar que a distribuição seguiu critérios objetivos e isonômicos, sem indícios de favorecimento.

The post Novo aciona TCU contra uso do Planalto na organização de carro que homenageia Lula appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney