Criminoso tinha dois mandados em aberto e, segundo a investigação, comandava grupo do PCC que planejou o sequestro do ex-juiz e de outras figuras do Judiciário
The post PM do Ceará prende “El Cid”, apontado como mentor de plano do PCC contra Moro appeared first on InfoMoney.
O suspeito de planejar o sequestro do senador Sergio Moro foi preso pela Polícia Militar do Ceará nesta quarta-feira (4). Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan, conhecido como El Cid, é apontado pelas investigações como um dos mentores do plano do Primeiro Comando da Capital (PCC) contra o ex-juiz e outras autoridades em 2023.
O anúncio da prisão foi feito pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), nas redes sociais. “Um dos bandidos mais perigosos do país, El Cid, chefe da célula terrorista do PCC, é preso pela nossa PM no Ceará. Fugiu de penitenciária paulista, veio se esconder no Ceará, e aqui não teve vida fácil. Capturado pela polícia cearense e entregue à PF. Parabéns à nossa polícia”, escreveu.
Moraes, do STF, diz que participação de juízes em empresas é compatível com a lei
Declarações ocorreram em julgamento sobre resolução do CNJ que restringe a atuação de magistrados nas redes sociais
Relator da CPI quer ouvir esposa de Moraes por suposta lavagem em contrato com Master
Alessandro Vieira pede convocação de advogada e quebra de sigilos em acordo de R$ 129 milhões ligado ao banco
A PM informou que El Cid foi encontrado após a prisão da esposa no município de Iguatu, no centro-sul do Ceará. A partir da prisão e com base em levantamentos da inteligência da corporação, agentes localizaram o criminoso em um condomínio de luxo na cidade de Eusébio. Ambos portavam documentos falsos no momento da abordagem.
Sidney possui dois mandados de prisão em aberto, um por homicídio e outro por regressão de medida cautelar por associação ao tráfico de drogas, ambos em São Paulo. Segundo a investigação, o acusado chefia o núcleo do PCC chamado “Restrita 05”, responsável pelo planejamento e execução de atentados contra grandes autoridades do Judiciário.
Prisão de cúmplices e motivação
Em 2025, a Polícia Militar já havia prendido outro envolvido na tentativa de sequestro de Moro. Identificado como Jeferson Daniel Florêncio Araújo, o criminoso foi detido durante uma abordagem em Osasco, na Grande São Paulo.
Quando ocupava o cargo de ministro da Justiça, Sergio Moro foi responsável pela transferência de líderes do PCC para penitenciárias federais. Em 2023, uma investigação da Polícia Federal apontou que a facção tinha olheiros para monitorar a casa do ex-juiz.
Ao menos dez criminosos se revezavam nesse monitoramento, que também ocorria durante agendas de Moro em outros estados.
The post PM do Ceará prende “El Cid”, apontado como mentor de plano do PCC contra Moro appeared first on InfoMoney.
InfoMoney