12 de fevereiro de 2026

​Polícia do Canadá identifica suspeita de 18 anos em tiroteio que deixou nove mortos 

Jesse Van Rootselaar, que já era conhecida pela polícia e tinha histórico de problemas de saúde mental, é acusada pelos assassinatos da mãe, do meio-irmão e de estudantes em Tumbler Ridge
The post Polícia do Canadá identifica suspeita de 18 anos em tiroteio que deixou nove mortos appeared first on InfoMoney.  

A suspeita morta em um ataque a tiros que deixou nove pessoas mortas em uma pequena cidade no oeste do Canadá foi identificada como Jesse Van Rootselaar, de 18 anos, que já era conhecida pela polícia.

Os policiais encontraram Van Rootselaar morta após o tiroteio na tarde de terça-feira na Tumbler Ridge Secondary School, em decorrência do que acreditam ter sido um ferimento autoinfligido. Outras seis pessoas foram mortas na escola, incluindo quatro alunos de 12 anos e um de 13, informou a Real Polícia Montada do Canadá (RCMP, na sigla em inglês).

Leia também

Tiroteio em escola no Canadá: tudo o que se sabe sobre o ataque em Tumbler Ridge

Ataque em colégio de cidade de 2,5 mil habitantes na Colúmbia Britânica deixou 10 mortos, incluindo a atiradora, e mais de 25 feridos em um dos episódios mais letais da história do país

Van Rootselaar também é suspeita de matar sua mãe e seu meio-irmão, cujos corpos foram encontrados em uma residência, disse o vice-comissário da RCMP, Dwayne McDonald, a repórteres em uma coletiva de imprensa na quarta-feira.

A polícia corrigiu o número de mortos para nove, após ter informado inicialmente que eram 10. Uma jovem com ferimentos graves, que inicialmente havia sido dada como morta a caminho do hospital, na verdade sobreviveu.

A tragédia em Tumbler Ridge, uma cidade remota a mais de 1.100 quilômetros por estrada ao nordeste de Vancouver, chocou o Canadá. É um dos piores ataques a tiros em massa da história do país, e o episódio gerou condolências de líderes ao redor do mundo, incluindo o rei Charles III.

O primeiro-ministro Mark Carney adiou um anúncio de defesa e cancelou planos de viajar à Alemanha para a Conferência de Segurança de Munique. Vários membros de seu gabinete irão a Tumbler Ridge, juntamente com o premiê da Colúmbia Britânica, David Eby. A Câmara dos Comuns encerrou sua sessão mais cedo, após um minuto de silêncio e breves discursos de Carney e dos líderes dos partidos de oposição.

“Ontem de manhã, pais em Tumbler Ridge mandaram seus filhos para a escola, e alguns nunca mais poderão abraçá-los. Essas crianças e seus professores testemunharam uma crueldade sem precedentes”, disse Carney. “Quero que todos saibam o seguinte: todo o nosso país está com vocês.”

Carney pareceu estar à beira das lágrimas ao falar com repórteres mais cedo na quarta-feira, chamando o episódio de “um dia difícil para a nossa nação”. A bandeira do Canadá será hasteada a meio mastro no Parlamento e em prédios federais por toda a próxima semana, disse ele.

“Devastação é a melhor palavra que consigo encontrar”, disse Larry Neufeld, deputado provincial que representa a região, à rádio CBC. “E ainda assim não é forte o suficiente.”

Tumbler Ridge tem uma população de cerca de 2.600 habitantes, e a escola de ensino médio tem aproximadamente 160 alunos.

Segundo a polícia, o homicídio na residência aconteceu primeiro, e então a suspeita se deslocou para a escola. Os policiais responderam em dois minutos aos relatos de um atirador ativo na escola por volta de 13h20 da terça-feira.

Van Rootselaar nasceu biologicamente do sexo masculino e, há aproximadamente seis anos, iniciou a transição para o sexo feminino, passando a se identificar como mulher, disse McDonald.

McDonald afirmou que a polícia ainda não pode falar sobre uma possível motivação. A investigação continua em andamento.

Uma arma longa e uma pistola modificada foram apreendidas na cena do crime. “A polícia já havia ido a essa residência nos últimos dois anos, ocasião em que armas de fogo foram apreendidas com base no Código Penal”, disse McDonald. “O proprietário legal entrou com pedido para que essas armas fossem devolvidas, e elas foram.”

Havia um histórico de ocorrências policiais na residência da família, e algumas dessas chamadas estavam relacionadas a preocupações com a saúde mental de Van Rootselaar, disse McDonald. Em diferentes ocasiões, ela foi detida com base na Lei de Saúde Mental e levada ao hospital para acompanhamento, afirmou.

Ela abandonou a escola há cerca de quatro anos, acrescentou McDonald.

Cerca de 25 pessoas foram atendidas por ferimentos que não representavam risco de morte, disse a polícia na terça-feira. Duas pessoas que haviam sido levadas de avião ao hospital estavam em estado crítico, porém estável, segundo McDonald.

Na tarde de quarta-feira, uma página no GoFundMe já havia arrecadado mais de 75 mil dólares canadenses (US$ 55 mil) para uma menina de 12 anos em tratamento por ferimentos graves de bala no Hospital Infantil de Vancouver.

© 2026 Bloomberg L.P.

The post Polícia do Canadá identifica suspeita de 18 anos em tiroteio que deixou nove mortos appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney