Em evento em Salvador, sigla discute candidaturas ao Senado, pressiona Haddad a disputar eleição em São Paulo e aposta em narrativa de defesa do legado de Lula e de ruptura com o “sistema”
The post PT inicia comemorações de 46 anos e mira 2026 com discurso “antissistema” appeared first on InfoMoney.
O Partido dos Trabalhadores começou, na quinta-feira (5), em Salvador, as comemorações pelos 46 anos da sigla. No evento que abriu as festividades, o partido sinalizou que o ano eleitoral de 2026 terá como meta defender o legado do governo, comparar realizações com as de opositores e retomar pautas de interesse do trabalhador, como o fim da escala 6×1.
O encontro, que reuniu ministros, ex-integrantes do governo e quadros históricos do partido, além de uma plateia de militantes, contou com quatro mesas de debate: “Rumos do Brasil: Estratégia e Projeto de País”, “Comunicação, Democracia e Soberania”, “Segurança, Defesa e Inteligência de Estado em prol da Soberania do Brasil” e “Desafios e perspectivas das candidaturas indígenas”.
Entre as discussões, o grande destaque do primeiro dia foi a definição de nomes para candidaturas ao Senado e a estratégia eleitoral da sigla nos estados — entre elas, a construção da candidatura de Fernando Haddad (PT) em São Paulo.
Edinho Silva diz que Haddad será candidato “ao que ele quiser” em eleições
Ministro da Fazenda já afirmou o desinteresse em disputar eleições, mas é pressionado por membros do partido a disputar cargo em São Paulo
O presidente do partido, Edinho Silva, afirmou que Haddad poderá se candidatar ao cargo que quiser em 2026, mas defendeu que o ministro dialogue com a sigla para definir seu papel nas eleições. No mesmo evento, Lula reiterou a cobrança, dizendo que Geraldo Alckmin e Fernando Haddad sabem que terão um papel a cumprir na disputa.
Outro ponto central levantado foi o tom da campanha nacional. A orientação é reposicionar o PT como um “partido antissistema”.
“Nosso desafio para o próximo período é que a gente seja um partido antissistema, que capture esse sentimento de indignação, esse sentimento de mudança. O presidente Lula é a única liderança hoje capaz de manifestar um sentimento antissistema por meio da transformação e das mudanças nas políticas públicas”, afirmou Edinho.
Segundo o dirigente, o partido pretende construir essa imagem por entender que não está alinhado ao modelo econômico mundial vigente e que a população atravessa um momento de decepção com a democracia representativa, o que, na avaliação dele, alimenta o sentimento antissistema.
The post PT inicia comemorações de 46 anos e mira 2026 com discurso “antissistema” appeared first on InfoMoney.
InfoMoney