Secretário de Estado dos EUA aproveitará a viagem para discutir cooperação energética e questões bilaterais, incluindo compromissos com a Otan
The post Rubio visitará Europa Oriental para fortalecer laços com líderes pró-Trump appeared first on InfoMoney.
MUNIQUE, 15 Fev (Reuters) – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, deve iniciar uma viagem de dois dias neste domingo para reforçar os laços com a Eslováquia e a Hungria, cujos líderes conservadores, frequentemente em desacordo com outros países da União Europeia, mantêm relações cordiais com o presidente norte-americano, Donald Trump.
Rubio aproveitará a viagem para discutir cooperação energética e questões bilaterais, incluindo compromissos com a Otan, informou o Departamento de Estado em um comunicado na semana passada.
“Esses são países que são muito conosco fortemente, muito cooperativos com os EUA, trabalham muito próximos a nós, e é uma boa oportunidade para visitá-los, além de serem dois países em que nunca estive”, disse Rubio a jornalistas antes de partir para a Europa na quinta-feira.
‘Vergonha’, ‘show de palhaços’: Obama fala pela 1ª vez sobre vídeo racista de Trump
Ex-presidente comenta degradação do debate público após vídeo que o retratava como macaco; Casa Branca apagou, mas antes classificou reação como “falsa indignação”
Trump segue interessado na Groenlândia, diz premiê da Dinamarca
No mês passado, Trump ameaçou tomar a Groenlândia, inicialmente, usando força miliar, o que gerou temores de um conflito entre aliados da Otan
Rubio, que em sua dupla função também atua como conselheiro de segurança nacional de Trump, se reune em Bratislava neste domingo com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, que visitou Trump na Flórida no mês passado. A viagem do diplomata norte-americano segue sua participação na Conferência de Segurança de Munique nos últimos dias.
ENCONTRO COM ORBÁN NA 2ª
Na segunda-feira, Rubio deve se reunir com o líder húngaro Viktor Orbán, que está atrás na maioria das pesquisas antes das eleições de abril, quando pode ser destituído do poder.
“O presidente disse que o apoia muito, e nós também”, disse Rubio. “Mas, obviamente, faremos essa visita como uma visita bilateral.”
Orbán, um dos aliados mais próximos de Trump na Europa, é considerado por muitos na extrema direita norte-americana como um modelo para as políticas duras do presidente dos EUA em relação à imigração e ao apoio às famílias e ao conservadorismo cristão. Budapeste já sediou repetidamente eventos da Conferência de Ação Política Conservadora, que reúne ativistas e líderes conservadores, com outro evento previsto para março.
LAÇOS COM MOSCOU E CONFLITOS COM UE
Tanto Fico como Orbán entraram em conflito com as instituições da UE devido a investigações sobre o retrocesso em regras democráticas. Eles também mantiveram laços com Moscou, criticaram e, às vezes, adiaram a imposição de sanções da UE à Rússia e se opuseram ao envio de ajuda militar à Ucrânia.
Mesmo com outros países da União Europeia garantindo fontes alternativas de energia após a invasão da Ucrânia por Moscou em 2022, inclusive comprando gás natural dos EUA, a Eslováquia e a Hungria continuaram comprando gás e petróleo russos, uma prática criticada por Washington.
Rubio disse que isso será discutido durante sua breve visita, mas não deu detalhes.
Fico, que descreveu a UE como uma instituição em “profunda crise”, elogiou Trump, dizendo que ele traria a paz de volta à Europa. Mas Fico criticou a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos EUA no início de janeiro. Hungria e Eslováquia também divergiram até agora de Trump em relação aos gastos com a Otan.
The post Rubio visitará Europa Oriental para fortalecer laços com líderes pró-Trump appeared first on InfoMoney.
InfoMoney