12 de fevereiro de 2026

​Suíça vota em junho proposta que limita população a 10 milhões de habitantes 

Iniciativa busca restringir imigração e pode afetar acordo de livre circulação com a União Europeia, em meio a frustrações econômicas e crise de moradia
The post Suíça vota em junho proposta que limita população a 10 milhões de habitantes appeared first on InfoMoney.  

Os suíços decidirão em junho se 10 milhões de habitantes é o máximo que o país comporta.

A proposta — apoiada pelo Partido do Povo Suíço (SVP), de direita — irá a voto nacional depois que os defensores reuniram assinaturas suficientes, dentro do sistema de democracia direta da Suíça.

Leia também

Tiroteio em escola no Canadá: tudo o que se sabe sobre o ataque em Tumbler Ridge

Ataque em colégio de cidade de 2,5 mil habitantes na Colúmbia Britânica deixou 10 mortos, incluindo a atiradora, e mais de 25 feridos em um dos episódios mais letais da história do país

Macron: tarifas nos EUA sobre a economia da Europa são mecanismo de coerção

Presidente francês alerta para risco de desaparecimento de setores estratégicos e defende unificação econômica

Tanto o governo quanto o Parlamento são contra a chamada “iniciativa da sustentabilidade”, que pretende limitar a população, praticamente barrando a imigração quando o número de 10 milhões for atingido. Ainda assim, a proposta tinha o apoio de cerca de 48% dos eleitores, segundo pesquisa de dezembro. A votação será em 14 de junho, anunciou o governo nesta quarta-feira.

A população da Suíça cresceu cerca de 70% desde 1960, chegando a 9,1 milhões de habitantes, impulsionada sobretudo pela demanda por mão de obra e pela atração de altos salários e qualidade de vida. Os defensores da restrição argumentam que a imigração sem controle levou à sobrecarga da infraestrutura e à escassez de moradias.

A iniciativa é especialmente controversa porque afetaria o acordo de livre circulação da Suíça com a União Europeia. Isso poderia cortar o acesso das empresas a talentos estrangeiros — considerados essenciais por muitos — e também ameaçar outros tratados conectados, que garantem aos exportadores suíços acesso ao mercado único do bloco.

Parte do apoio elevado nas pesquisas reflete frustração econômica, especialmente com moradia e outros custos, combinada com sentimento anti-imigração no país.

“O PIB per capita não cresceu nos últimos três anos e os salários reais caíram”, disse Stefan Legge, professor da Universidade de St. Gallen. “Muita gente está em situação pior agora do que há três anos. E então você procura alguém para culpar.”

© 2026 Bloomberg L.P.

The post Suíça vota em junho proposta que limita população a 10 milhões de habitantes appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney