15 de fevereiro de 2026

​Tailândia aplica anticoncepcionais em elefantes selvagens para reduzir conflitos 

Segundo dados do Escritório de Conservação da Vida Selvagem do país, o conflito entre humanos e elefantes causou quase 200 mortes humanas e mais de 100 mortes de elefantes desde 2012
The post Tailândia aplica anticoncepcionais em elefantes selvagens para reduzir conflitos appeared first on InfoMoney.  

A Tailândia começou a usar uma vacina anticoncepcional em elefantes selvagens para tentar conter o crescente problema do contato entre as populações humanas e animais. Com áreas de fazendas se espalhando para a s florestas, os elefantes acabam expulsos de seu habitat natural e esses contatos se tornam inevitáveis – e muitas vezes fatais.

Segundo informa a agência de notícias AP, elefantes selvagens mataram 30 pessoas e feriram 29 no ano passado, segundo dados oficiais, que também registraram mais de 2.000 incidentes de elefantes danificando plantações. Segundo dados do Escritório de Conservação da Vida Selvagem no país, o conflito entre humanos e elefantes causou quase 200 mortes humanas e mais de 100 mortes de elefantes desde 2012.

Leia também: ‘Gangues’ de macacos nas ruas da Tailândia: brasileira mordida não é caso isolado

Sukhee Boonsang, diretor do escritório, disse que o controle da população de elefantes selvagens tornou-se necessário, já que o número de elefantes que vivem perto de áreas residenciais aumenta drasticamente, aumentando o risco de confrontos.

A taxa de nascimento de mamíferos em cinco províncias do leste da Tailândia está aumentando cerca de 8% ao ano, em comparação com 3% em outras regiões, disse a AFP. O número de elefantes selvagens na Tailândia subiu de 334 em 2015 para quase 800 no ano passado, com milhares a mais em cativeiro.

Veterinários administraram as vacinas usando uma pistola de dardos sem anestesia, informou o escritório de conservação em comunicado.

Elefantes asiáticos, animais nacionais da Tailândia, são classificados como ameaçados globalmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Segundo as autoridades, uma injeção SpayVac aplicada a uma elefanta gera um efeito contraceptivo que dura sete anos. As vacinas, que não alteram o comportamento ou as características físicas dos elefantes, apenas regulam seus níveis hormonais para impedir que eles engravidem.

The post Tailândia aplica anticoncepcionais em elefantes selvagens para reduzir conflitos appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney