13 de fevereiro de 2026

​Trump prepara revogação de base científica usada para regular gases do efeito estufa 

Governo dos EUA quer anular a “constatação de perigo” da era Obama, pilar legal para limitar emissões, em movimento apontado como o maior ato de desregulamentação ambiental do país
The post Trump prepara revogação de base científica usada para regular gases do efeito estufa appeared first on InfoMoney.  

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve revogar nesta semana uma conclusão científica da era Obama que serve de base legal para a regulamentação federal dos gases de efeito estufa, afirmou nesta segunda-feira a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês).

Revogar a chamada “constatação de perigo” — um parecer científico segundo o qual as emissões de gases de efeito estufa representam risco à saúde humana — removeria a base legal para uma regulamentação mais ampla dessas emissões. Na prática, representaria o mais amplo retrocesso na política climática sob Trump.

Leia também

EUA afirmam ter atingido embarcação no Pacífico oriental, matando duas pessoas

Forças Armadas afirmam que veículo estava envolvido com narcotráfico; ação ocorre em meio a ofensiva do governo Trump para eliminar rotas suspeitas de tráfico de drogas.

EUA financiarão iniciativas de liberdade de expressão na Europa, diz governo Trump

Autoridades norte-americanas têm se colocado veementemente contra regras online como a Lei ‌de Serviços Digitais da UE e a Lei de Segurança Online do Reino Unido

Wall Street Journal noticiou nesta segunda-feira que a revogação deverá ser publicada ainda esta semana e citou o administrador da EPA, Lee Zeldin, afirmando que a medida representaria “o maior ato de desregulamentação da história dos Estados Unidos”.

O governo Trump vem trabalhando nessa revogação há mais de um ano. A proposta foi enviada ao Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca para revisão em 7 de janeiro. Divulgada no ano passado, ela recebeu mais de meio milhão de comentários do público.

Segundo funcionários do governo ouvidos pelo Wall Street Journal, a revogação eliminaria exigências regulatórias para medir, relatar, certificar e cumprir padrões federais de emissão de gases de efeito estufa para carros, mas não se aplicaria a fontes estacionárias, como usinas de energia.

Um porta-voz da EPA disse que a constatação de perigo foi usada pelas administrações Obama e Biden para “justificar trilhões de dólares em regulamentações sobre gases de efeito estufa que abrangem veículos e motores novos”.

Em 30 de janeiro, um tribunal federal decidiu que o Departamento de Energia violou a lei ao formar um grupo consultivo de ciência climática cujo relatório tinha como objetivo apoiar a revogação, pela EPA, da constatação de perigo, o que pode tornar a regra final vulnerável a contestações judiciais.

Embora muitos grupos industriais apoiem a flexibilização dos padrões de emissão para veículos, parte do setor tem relutado em manifestar publicamente apoio à anulação da constatação de perigo, diante da incerteza jurídica e regulatória que a medida pode gerar.

No mês passado, o Instituto Americano de Petróleo declarou apoio à revogação no caso dos veículos, mas defendeu que a constatação seja mantida para fontes estacionárias — o que obrigaria a EPA a regulamentar o metano, um potente gás de efeito estufa emitido pelo setor de petróleo e gás.

The post Trump prepara revogação de base científica usada para regular gases do efeito estufa appeared first on InfoMoney.

 InfoMoney